Paraíba tem mais de 7 mil benefícios de auxílio-doença sem revisão

O INSS convoca beneficiários para nova perícia. Quem não comparecer terá o benefício suspenso.  

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou uma operação Pente-Fino com o objetivo de revisar e reconfigurar os benefícios para dar transparências e legitimidade das ações do instituto, assim como, conceder assistência previdenciária para quem realmente precisa. Na Paraíba, são 7.795 benefícios de auxílio-doença sem revisão há mais de dois anos e 8.746 benefícios de aposentadoria por invalidez. Até final do ano passado, último balanço divulgado, foram 842 cartas enviadas, 77 perícias realizadas e 58 benefícios cancelados, o que representa uma economia de R$ 660.072,28.

Segundo informações da assessoria de imprensa do INSS, a convocação está sendo feita por meio de carta com aviso de recebimento. Após o comunicado, o segurado terá cinco dias úteis para agendar a perícia pelo número 135. O beneficiário que não atender a convocação ou não comparecer na data agendada terá o benefício suspenso. Para reativar o auxílio, ele deverá procurar o INSS e agendar a perícia. Na data marcada para a realização da avaliação, o segurado deve levar toda a documentação médica como atestados, laudos, receitas e exames.
 
Na avaliação do secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Alberto Beltrame, o pente-fino é uma ação primordial para redirecionar os recursos previdenciários para quem realmente precisa. “Essa medida contribui para melhor governança e gestão de recursos públicos, contribuindo com o esforço do governo federal para equilibrar as contas”, afirma.