Confira trajeto que águas do São Francisco fizeram para chegar à Paraíba

Previsão é de que as águas do ‘Velho Chico’ cheguem à Paraíba no domingo (5).

A menos de 40 quilômetros de distância do açude de Poções, em Monteiro, Cariri paraibano, as águas do Rio São Francisco devem chegar à Paraíba neste domingo (5). A expectativa do Ministério da Integração Nacional é que, após chegar em Monteiro, a água vai percorrer o rio Paraíba até o reservatório Boqueirão para reforçar o abastecimento de Campina Grande. O presidente Michel Temer deverá vir à Paraíba na próxima quinta-feira (9) para acompanhar a chegada das águas

Confira trajeto que águas do São Francisco fizeram para chegar à Paraíba

 
Conforme detalhado pelo Ministério da Integração, após passar pela última Estação de Bombeamento (EBV-6) na noite da terça-feira (28), as águas estão enchendo o reservatório Campos, em Sertânia (PE), numa extensão de 176,7 quilômetros. Após esta etapa, a água do rio São Francisco passará pelo reservatório Barro Branco, pelo Túnel Engenheiro Giancarlo e pela adutora Monteiro – estruturas já aptas para operação. 
 
O Eixo Leste possui seis estações de bombeamento, que são responsáveis por elevar a água de um terreno baixo para outro mais elevado. A estrutura também é composta por cinco aquedutos, um túnel, uma adutora e 12 reservatórios, que captam água do ‘Velho Chico’ no reservatório de Itaparica, em Floresta (PE), atravessam três municípios pernambucanos (Betânia, Custódia e Sertânia), e terminam na cidade paraibana de Monteiro.
 
Sobre o Projeto
 
Maior obra de infraestrutura hídrica do país, o Projeto de Integração do Rio São Francisco levará água para mais de 12 milhões de pessoas em 390 municípios dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. A estrutura é composta por dois Eixos: Norte, com 260 quilômetros, e o Leste, com 217.
 
Todas as obras físicas necessárias à passagem da água no Eixo Leste foram finalizadas em dezembro de 2016.
 
Com 94,52% de execução, o Eixo Norte está previsto para ser concluído no segundo semestre deste ano, após finalização de serviços necessários à passagem da água do rio. A expectativa é atender o reservatório Jati (CE) em agosto e a Região Metropolitana de Fortaleza em setembro de 2017. As etapas 2N e 3N desse Eixo estão em ritmo final de construção.