Mototaxista que cobrar acima da tarifa normal deve ser denunciado

Segundo STTP,  a medida só vale para os profissionais regularizados junto ao órgão.

Os mototaxistas que cobrarem a mais pelas corridas realizadas dentro do perímetro urbano de Campina Grande podem ter que devolver o dinheiro aos passageiros, caso sejam denunciados. De acordo com a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), a medida só vale para os profissionais regularizados junto ao órgão.

Conforme o gerente de transportes da STTP, Henrique Castro, o valor estabelecido para as corridas nos bairros da cidade é de R$ 6 durante o dia e R$ 7 no período da noite e nos fins de semana. “Eles [mototaxistas] têm o direito de cobrar mais apenas para percursos fora de Campina Grande, como no caso de viagens para os distritos.

O problema constatado, como explica Castro, é que há relatos de pessoas de que os mototaxistas estariam cobrando a mais para realizar viagens para bairros como Malvinas e Bodocongó, mais distantes do Centro da cidade. “A STTP não aceita essa prática e a pessoa que identificar isso pode ligar e denunciar. Depois da denúncia, nós chamamos os mototaxistas e colocamos essa observação na ficha deles”, explicou, acrescentando que primeiro é dada uma advertência e caso volte a ocorrer o mototaxista pode perder o registro junto ao órgão.

Por causa desse tipo de prática, os demais mototaxistas acabam sendo prejudicados porque as pessoas deixam de procurar o serviço. “Quem perde com tudo isso são eles [mototaxistas], porque se as pessoas pagam mais caro, acabam deixando de usar o serviço e procuram andar de ônibus, que é mais barato”, finalizou Henrique Castro, dizendo ainda que as motos regulamentadas são as que tem placas vermelhas.

Para denunciar, o passageiro deve ligar para o telefone (83) 3341-1517 e informar o número de cadastro do mototaxista que pode ser visto na jaqueta, capacete ou na moto. O passageiro pode informar, ainda, o número da placa da moto para que o profissional seja identificado.