Quase 10 mil pessoas tratam glaucoma em Campina Grande

Nesta sexta-feira (26)  se comemora Dia Nacional de Combate ao Glaucoma.

Cerca de 9.795 pessoas são atendidas no tratamento do glaucoma, em Campina Grande. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, os usuários são da cidade e de outros municípios pactuados, inscritos no programa de controle e acompanhamento do glaucoma. Esta sexta-feira (26) é a data que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma.

Ainda de acordo com a secretaria, os pacientes fazem exames e consultas nos serviços credenciados da rede complementar de saúde, ou seja, as clínicas particulares credenciadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e recebem os colírios regularmente para o controle da doença.

O médico oftalmologista Diego Gadelha explicou que o glaucoma é um conjunto de doenças que atinge o nervo ótico e causa perda de visão, geralmente acompanhado de elevação da pressão ocular. Doenças crônicas como hipertensão, diabetes problemas cardíacos, tireoide, além de fatores genéticos, idade avançada, dores regulares nos olhos e o uso demasiado ao longo do tempo de corticoide são fatores de risco.

“É imprescindível que a partir dos 40 anos de idade as pessoas se cuidem neste sentido e que a partir dos 60 façam exames todos os anos. Lembrando sempre que o acompanhamento e o controle permitem estagnar o glaucoma, mas não reverter”, disse o médico Diego Gadelha.