Técnico de enfermagem é preso após estuprar paciente em UPA de JP

Homem apalpou a genitália da vítima depois de aplicar medicamento.

Técnico de enfermagem é preso após estuprar paciente em UPA de JPUm técnico de enfermagem de 47 anos foi preso na terça-feira (10) por estuprar uma paciente dentro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruz das Armas, em João Pessoa. Conforme a delegada Helena Vilela, da Delegacia da Mulher, o homem também é suspeito de ter aplicado medicamento sem receita médica para causar formigamento nas partes íntimas da vítima.

O crime ocorreu por volta das 6h de terça, quando a paciente de 20 anos deu entrada na unidade com quadro de vômito e diarréia. “A médica de plantão mandou aplicar dois medicamentos para aliviar os sintomas da vítima. Como reação, os medicamentos causaram sonolência e desorientação e a vítima já estava enfraquecida”, explica a delegada.

A vítima contou que, enquanto ela estava sonolenta, o técnico de enfermagem aplicou uma outra medicação que provocou formigamento na genitália da vítima; com o pretexto de aliviar os sintomas causados por ele mesmo, o homem levantou o vestido e a calcinha dela para ‘fazer uma massagem’. A jovem diz que tentou reagir, mas não conseguiu devido à fraqueza.

“O próprio suspeito contou em depoimento que aplicou a medicação sem estar no prontuário, mas que não fez isso de forma intencional a causar o formigamento. Ele disse ainda que quando tocou na virilha da vítima para aliviar os sintomas, ela reagiu e ele recuou, porém a jovem contou que ele continuou a apalpar a vagina dela e que ela não conseguiu reagir”, diz Helena.

A vítima adormeceu após o crime e, quando acordou, o suspeito já tinha saído da UPA. De acordo com Helena Vilela, a jovem relatou o crime para a mãe e para a coordenação de enfermagem da unidade, sendo orientada a prestar depoimentos na delegacia.

“Nossa equipe foi até a UPA no turno da tarde para colher depoimentos dos funcionários e ficamos sabendo que haveria uma reunião no local. Pedimos para não informar ao suspeito que estávamos no local e quando ele chegou para a reunião, fizemos a prisão em flagrante”, disse a delegada.

O homem foi levado para a carceragem da Central de Polícia e aguardava a audiência de custódia na manhã desta quarta (11). De acordo com a delegada, ele foi indiciado por estupro praticado mediante violência presumida, uma vez que a jovem estava vulnerável por efeitos de medicamentos, e também vai ser indiciado pelo crime de fornecer substância medicinal em desacordo com receita médica. 

Contactada, a Secretaria de Saúde de João Pessoa informou que  "estão sendo tomadas todas as providências administrativas cabíveis em relação ao técnico de enfermagem acusado de conduta não protocolar no atendimento de uma paciente".