Risco de reprodução do mosquito Aedes aegypti é de apenas 1% em João Pessoa

Somente Cinco áreas apresentaram índice maior que 1% e menor de 4%, sendo consideradas de médio risco de infestação.

Aedes Aegypti

Apenas um a cada 200 imóveis em João Pessoa apresenta risco de reprodução do mosquito Aedes aegypti, de acordo com levantamento divulgado nesta terça-feira (17) pela Gerência de vigilância Ambiental e Zoonoses da capital. O estudo aponta as áreas com maior risco para presença de focos e reprodução do Aedes aegypti no município. O resultado do levantamento indica que João Pessoa está com baixo risco para a reprodução do mosquito, com índice abaixo de 1%.

Para a realização do LIRAa são pesquisadas 29 áreas que correspondem a 64 bairros da Capital, sendo que nenhuma área apresentou índice de alto risco, com Índice de Infestação Predial (IIP) igual ou maior que 4%. Cinco áreas apresentaram índice maior que 1% e menor de 4%, sendo consideradas de médio risco de infestação.

Dessas, a área que apresentou maior IIP corresponde aos bairros de Grotão e Gramame, com 2,7%. Já as outras quatro áreas com risco médio de infestação são: Cristo; Cruz das Armas e Oitizeiro; Jardim Veneza, Bairro das Indústrias e Mumbaba; e Castelo Branco, Miramar e Altiplano. Todas essas áreas possuem IIP entre 1% e 2%. As demais 24 áreas pesquisadas apresentaram índice abaixo de 1%, considerado de baixo risco.

O gerente de Vigilância Ambiental de João Pessoa, Nilton Guedes, destaca que neste período de chuvas é necessária maior participação da população no cuidado com o descarte do lixo para evitar o acúmulo de água. “Estamos com baixo índice e numa situação confortável, mas não podemos relaxar e estar atentos a qualquer material que possa acumular água”, afirmou.

Serviço – A população também pode ajudar no combate ao Aedes aegypti denunciando possíveis focos do mosquito através dos telefones: 0800-282-7959 e 3214-5718, ou ainda pelo e-mail coessmsjp@gmail.com.

Dicas para evitar a proliferação do Aedes aegypti:

Tampe os tonéis e caixas d’água;

Mantenha as calhas sempre limpas;

Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

Mantenha lixeiras bem tampadas;

Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;

Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa;

Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;

Limpe ralos externos;

Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;

Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.