Após 15 anos sem reajuste, tarifa de trem na Grande JP fica mais cara

Aumento aplicado pela CBTU no serviço foi de 100%.

cbtuApós 15 anos sem reajuste, os usuários de trens na Grande João Pessoa começaram a sexta-feira (11) pagando mais caro pelo transporte. A tarifa teve um aumento de 100%, indo dos R$ 0,50 anteriores para R$ 1,00. O reajuste foi anunciado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) na segunda-feira (7).

De acordo com a CBTU, o reajuste se justifica com base nos índices inflacionários, que incidem sobre as tarifas de todos os transportes públicos, mas que não estavam sendo aplicados aos trens, já que o valor estava congelado há uma década e meia.“Com isso, a receita obtida pelo serviço de transporte metroferroviário não evoluiu de forma compatível com o aumento de seus custos, sendo necessária aplicação do presente reequilíbrio financeiro”, diz a empresa.

O aumento foi uma decisão do Conselho de Administração da Companhia (Conad) seguindo orientação do Ministério do Planejamento. “A recomposição parcial das perdas inflacionárias reflete em valores inferiores aos praticados pelo sistema rodoviário e visa o equilíbrio entre o custo operacional e o preço pago pelo usuário”, ressalta a CBTU.

Todas as cidade em que a CBTU atua terão reajuste nas tarifas. Além de João Pessoa, ele também vai ser aplicado em Belo Horizonte, Recife, Natal e Maceió.