Sinal analógico de TV será desligado em uma semana na região de JP

Canais abertos passam a ser transmitidos exclusivamente pelo sinal digital em 13 cidades da Paraíba.

Foto: Felipe Gesteira
Sinal analógico vai ser desligado em 13 cidades no dia 30 (Foto: Acervo/Seja Digital)
Sinal analógico vai ser desligado em 13 cidades no dia 30 (Foto: Acervo/Seja Digital)

Dentro de sete dias, a partir desta quarta-feira (23), o sinal analógico de televisão será desligado em 13 cidades paraibanas. O sinal de televisão digital permite imagem mais nítida, som de melhor qualidade, sinal sem ruídos e interferências, interatividade além de abrir espaço para a expansão da rede de conexão de internet de quarta geração (4G).

A partir do dia 31 de maio os municípios de Alhandra, Bayeux, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, João Pessoa, Lucena, Marcação, Mari, Riachão do Poço, Santa Rita, Sapé e Sobrado passam a contar exclusivamente com o sinal de TV Digital.

Os moradores de João Pessoa que utilizam o transporte coletivo que circula pelos bairros de Mangabeira, Valentina, Gramame e Mandacaru podem agendar a retirada de kits de TV digital durante as viagens. Além disso a entidade Seja Digital promove regularmente mutirões para tirar dúvidas da população e agendar a retirada de kits para quem tiver direito.

Nas 13 cidades paraibanas, o desligamento do sinal analógico irá liberar a faixa de 700MHz para que a oferta de internet 4G possa ser expandida por todo o país. O 4G é uma das tecnologias para telefonia móvel mais avançadas e permite que dispositivos como celular, smartphone, laptops e tablets acessem a internet com velocidades mais rápidas. E a cobertura do sinal 4G em ambientes fechados é muito melhor, quando usada a faixa de 700 MHz.

Para continuar assistindo a programação dos canais abertos de televisão é preciso que o local está preparado para receber o sinal digital. O primeiro passo para receber o sinal digital é ter uma antena, seja ela externa, interna ou coletiva, que receba sinal UHF.

Além disso é preciso que televisão possa decodificar o sinal digital. As televisões de LED, LCD ou Plasma com o selo DTV, independentemente do ano de fabricação estão prontas para o sinal digital de TV. Os equipamentos de televisão de LED, LCD ou Plasma sem o selo DTV que são fabricadas após 2010 provavelmente estão aptas para receber o sinal, no entanto é mais indicado que seja consultado o manual do equipamente.

E, nos casos, em que a televisão é de tubo, independente do ano de fabricação, ela não é digital. Neste caso é preciso adquirir um conversor de sinal digital para continuar tendo acesso ao sinal de canais abertos. Para as famílias de baixa renda e beneficiárias dos programas sociais do Governo Federal é possível receber gratuitamente um kit, contendo antena, conversor e controle remoto, através da entidade Seja Digital.

Com todos os equipamentos prontos, agora é só sintonizar os canais digitais. Para sintonizar o sinal digital dos canais de TV aberto, basta pressionar o botão ‘Menu’ no controle remoto, da televisão ou do conversor de sinal, acessar o item de ‘Busca de Canais’ ou ‘Sintonizar Canais’. Com esses passos os canais digitais vão começar a ser buscados pelo equipamento. Com o sinal digital, os números do canais vão mudar. Por exemplo, a TV Cabo Branco, afiliada Rede Globo na região, transmite através do canal ‘7’, com o sinal digital, a emissora passa a transmitir o seu conteúdo através do canal ‘7.1’.

Agendamento para retirada de Kits de TV digital

Para garantir que todos tenham acesso gratuitamente à TV digital, mais de 180 mil kits, com antena, conversor e controle remoto, estão sendo distribuídos para a população. Os kits gratuitos são distribuídos para que a população de baixa de renda, beneficiária de Programas Sociais do Governo Federal. O agendamento para retirada dos kits pode ser feito através do número 147 e caso tenha alguma dúvida sobre a TV digital também pode ligar para o número que um agente responderá qualquer dúvida.