PB tem 431 mortes por pneumonia em 2018; filho de blogueira Rafaella Gadelha é uma das vítimas

‘Eu sei que essa foi a vontade de Deus’, diz publicação da blogueira; médico explica o que é a doença.

PB tem 431 mortes por pneumonia em 2018; filho de blogueira Rafaella Gadelha é uma das vítimas
Rafaella Gadelha e o filho Bernardo (Foto: Arquivo Pessoal)

O filho da blogueira paraibana Rafaella Gadelha morreu na terça-feira (29) devido a complicações de uma pneumonia. Bernardo, de três anos, nasceu com fibrose cística, doença que afeta principalmente os pulmões.

Em postagem nas redes sociais, a blogueira confirmou a morte do filho. “Eu sei que essa foi a vontade de Deus e o melhor para você”, diz a publicação da blogueira. A criança foi enterrada nesta quarta-feira (30).

De acordo com dados divulgados da Secretaria de Saúde do Estado (SES), Bernardo é uma das pelo menos 431 mortes registradas por pneumonia nos cinco primeiros meses de 2018 na Paraíba.

Ainda de acordo com nota divulgada pela SES, mortes que ocorreram depois do dia 1º de abril podem não estar inclusas no Sistema de Informação (SIM), pois o prazo para inclusão é de até 60 dias após o último dia do mês de ocorrência. O número, portanto, pode ser maior.

O que é a pneumonia?

De acordo com o pneumologista e diretor do Hospital de Trauma de Campina Grande, Geraldo Medeiros, é mais frequente a pneumonia se manifestar em pacientes menores de cinco anos, como Bernardo, idosos ou pessoas com algum tipo de doença associada, como diabetes, artrite e hematose.

Os principais sintomas para descobrir a pneumonia são a tosse produtiva, febre, problemas respiratórios e a falta de apetite. “Idosos e diabéticos são pacientes que manifestam poucos sintomas. Às vezes eles só apresentam os sintomas de inquietação e desorientação. Já as crianças são mais propensas a demonstrar”, diz o pneumologista.

“É daí que surge a importância dos pacientes tomarem a vacina contra a pneumonia. As vacinas nas clínicas privadas são a Pneumo 13 e 23. Já no serviço público de saúde, a vacina que é oferecida é Antipneumocócica, elas também ajudam para que o paciente não desenvolva uma virose”, esclarece.

Para Geraldo Medeiros, a mudança do clima também deixa o paciente mais propenso a um quadro de pneumonia. “Esse período existe uma queda da temperatura, então o metabolismo requer uma maior quantidade de energia, deixando o seu corpo fraco”, diz.

O pneumologista ainda ressalta a importância para que idosos, diabéticos e crianças menores de cinco anos evitem ambientes fechados, aglomerações e contato com pacientes que estejam gripados e com pneumonia.