Fies inscreve estudantes para vagas remanescentes; veja como concorrer

Programa oferta 100 mil vagas com juro zero para os estudantes.

Foto: Divulgação
Fies inscreve estudantes para vagas remanescentes; veja como concorrer
Divulgação

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) continua com inscrições abertas para o preenchimento de vagas remanescentes do processo regular voltado para estudantes de todo país. Nesta segunda-feira (4) o prazo de inscrição termina para aqueles que já concluíram ou não o ensino superior e querem concorrer a vaga na Instituição de Ensino Superior (Ies) em que não estão matriculados, independente de já ter recebido o benefício.

Para os candidatos que já foram contemplados com o Fies, a inscrição só será possível diante da comprovação de quitação do financiamento.  Os demais prazos variam de acordo com o perfil dos candidatos. O período de inscrições para vagas remanescentes do programa começou no dia 1º de junho e segue até o dia 26 deste mês.

>>> Confira o cronograma 

Para concorrer a uma das vagas o candidato deve acessar o Site do Fies e realizar inscrição informando os dados do CPF e cadastro de senha na plataforma. É possível também consultar a quantidade de vagas disponíveis por município e instituição de ensino. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o número de vagas totais para este ano poderá chegar a 310 mil. Dessas, 100 mil terão juro zero para os estudantes que comprovarem renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos.

O Fies concede financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.  Para concorrer, é necessário ter somado 450 pontos de média e nota acima de zero na redação em qualquer edição, desde 2010, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, a renda familiar mensal bruta per capita não pode ultrapassar três salários mínimos, ou seja, R$ 2.862.