Entidades discutem Segurança Pública e Mobilidade no Seminário Cidade Expressa

Evento avalia avaliar ações executadas pelo município, conforme as diretrizes do PlanMob – Plano de Mobilidade Urbana.

Entidades discutem Segurança Pública e Mobilidade no Seminário Cidade Expressa
Seminário Cidade Expressa foi realizado no Teatro da Facisa em Campina Grande

Representantes de entidades e autoridades municipais participaram nesta sexta-feira (8), no Teatro Facisa, do Seminário Cidade Expressa – Mobilidade Urbana é Cidadania. O evento é uma iniciativa do Comitê Técnico de Mobilidade Urbana de Campina Grande (CTMU), com apoio da Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP). O encontro este ano teve como tema “Segurança Pública: Mobilidade e Transporte Público”.

O evento aconteceu , ainda, com o objetivo de avaliar as obras ou ações de mobilidade urbana executadas pelo município, conforme as diretrizes do PlanMob – Plano de Mobilidade Urbana de Campina Grande. Além do coordenador do CTMU, Anchieta Bernardino, integraram o espaço de autoridades o especialista e palestrante em políticas públicas, Sérgio Avelleda; presidente da Associação Comercial, Marcos Procópio/; João Batista Sales Porto (Fiep); superintende da STTP, Félix Araújo Neto e o secretário municipal de Planejamento e Gestão, André Agra. Ainda estiveram presentes, entre outros, a secretária de Obras, Fernanda Ribeiro e o presidente da Urbema, Carlos Dunga Júnior.

Segundo informaram o secretário André Agra e o superintendente Félix Neto, o município de Campina Grande tem executado muitas obras na área da mobilidade urbana, bastando citar a conclusão da duplicação da Avenida Argemiro Figueiredo, abertura de novas vias, com destaque para o projeto da Alça Leste. A cidade também ganhou novos viadutos, entre eles o denominado Pastor Pacheco de Brito, inaugurado recentemente. A previsão é de que em 2018 sejam pavimentadas em paralelepípedo e asfalto mais de cem ruas em vários bairros. Ao todo, desde 2013, mais de 500 ruas já foram beneficiadas com este tipo de ação de infraestrutura.

Iluminação

Conforme explicou André Agra, com áreas iluminadas a cidade ganha mais segurança, sobretudo em setores de grande circulação de pedestres e veículos. A tecnologia também tem sido um instrumento muito utilizado para o desenvolvimento de ações neste setor. Conforme esclareceu o secretário, com o programa de iluminação desenvolvido na cidade, avenidas movimentadas como a Manoel Tavares já registraram uma queda de 95% nos índices de criminalidade.

Instituições

O CTMU é integrado por várias instituições, que nesta sexta-feira prestigiaram o seminário, a exemplo do SITRANS – Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Campina Grande; Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande; CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas; Câmara Municipal; UNIFACISA – Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas; FIEP – Federação das Indústrias do Estado da Paraíba; IFPB; Sebrae; Universidade Estadual da Paraíba e UFCG – Universidade Federal de Campina Grande e Prefeitura Municipal de Campina Grande.

O Seminário Cidade Expressa acontece anualmente em Campina Grande, desde o ano de 2013, constituindo-se no principal evento do gênero no Nordeste, cabendo ao CTMU a sua organização e execução, a partir das apresentações das obras executadas ou em execução pela gestão municipal, que mensalmente são apresentadas pela prefeitura aos representantes das entidades que compõem o referido comitê. Um dos pontos mais importantes do evento neste ano foi a exposição das obras de mobilidade urbana eu foram executadas na cidade por parte da Prefeitura de Campina Grande, todas tendo como base as diretrizes do Plano de Mobilidade Urbana.