Trabalho voluntário: plataforma leva estudantes para experiência no exterior

Estudante relata como foi a experiência de voluntariado fora do Brasil.

Isabela Remígio durante o intercâmbio na Argentina
Trabalho voluntário: plataforma leva estudantes para experiência no exterior
Isabela Remígio durante o intercâmbio na Argentina

“Eu pude conhecer pessoas de vários lugares do mundo e aprendi muito com elas”; É assim que a estudante de Comunicação em Rádio e TV Isabela Remígio define a experiência de trabalho voluntário que exerceu em Córdoba, na Argentina. Para ela, realizar um trabalho assim foi muito importante para a formação pessoal dela. “Eu me senti muito útil para o mundo”, explicou a jovem ao lembrar que os apoiados pelo projeto agradeciam pela atenção dela. “Trabalho voluntário é algo que a gente faz por amor”.

A estudante dividiu com o JORNAL DA PARAÍBA a sua experiência como voluntária para comemorar o Dia Nacional do Voluntário, nesta terça-feira (28).

A estudante trabalhou no projeto Recrearte, que era focado em recreação e ensino de cultura para idosos. “Eu nunca tinha viajado pra tão longe e nem sozinha, então eu precisei me desafiar bastante”, disse. Ela não falava espanhol, então o intercâmbio serviu de aprendizado pessoal, além de possibilitar que Isabela entendesse mais a cultura argentina e a língua espanhola.

“Eu pude conhecer pessoas de vários lugares do mundo e aprendi muito com elas”. E por estar fora do Brasil, Isabela conseguiu compreender mais sobre o seu próprio país e cultura junto com outros brasileiros que participaram do projeto com ela.

Apoio

O projeto que Isabela participou integra os diversos projetos da AIESEC, uma plataforma internacional que possibilita o contato de jovens estudantes através de programas de trabalho em equipe, liderança e intercâmbio.

Por estar em outro país, Isabela encontrou o apoio que precisava na AIESEC, tanto por e-mail quanto nos encontros presenciais antes da viagem. “Eles me prepararam para desenvolver o meu projeto”, contou. Durante a experiência, a equipe de João Pessoa manteve contato contínuo para acompanhar como tudo estava caminhando. A equipe de Córdoba realizava reuniões semanais para saber da situação de cada voluntário.