TAC prevê soluções para problema da poluição na praia de Manaíra

Objetivo é melhorar a qualidade ambiental da área e as condições de saúde.

Francisco França
TAC prevê soluções para problema da poluição na praia de Manaíra
Praia de Manaíra aparece constantemente entre as proibidas para os banhistas (Foto: Arquivo)

Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi assinado na manhã desta quarta-feira (17) na sede do Ministério Público Federal (MPF), em João Pessoa, com o objetivo de diminuir a poluição na praia de Manaíra. Segundo o acordo, vai ser implementado um projeto piloto no bairro para melhorar a qualidade ambiental da área e as condições de saúde e bem-estar da população geral.

Assinaram o TAC o município de João Pessoa, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB).

>>> Casas de show estão proibidas de soltar fogos de artifício em João Pessoa

>>> Fim dos lixões: 100% dos prefeitos do Litoral assinam acordo com o Ministério Público

A praia de Manaíra é uma das que mais sofre com a poluição no Estado. Ela constantemente aparece nos relatórios semanais da Sudema como imprópria para os banhistas.

O procurador Antônio Edílio Magalhães, que mediou a assinatura do TAC, destacou que o acordo é resultado de seis meses de discussões. “Na essência, foi construída uma junção de forças muito forte objetivando resolver o problema do derramamento do esgoto nas praias de João Pessoa. As instituições principais, Cagepa, Sudema e prefeitura, chegaram a um acordo e desenharam um modelo de solução”, disse.

O TAC prevê varredura completa na rede pluvial do bairro de Manaíra para identificar derramamento irregular de esgoto nas galerias de águas pluviais; limpeza das galerias pluviais, com a remoção de lixo e outros obstáculos; desobstrução das desembocaduras da rede pluvial que lançam águas na praia.

TAC prevê soluções para problema da poluição na praia de Manaíra
TAC foi assinado na sede do MPF em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)

As ações estão previstas para começar imediatamente e terão início com a notificação da Cagepa a todos os imóveis do bairro de Manaíra para que os usuários verifiquem se os esgotos domésticos, as águas servidas (efluentes líquidos que resultam das operações de limpeza e de lavagem de pisos, quintais, calçadas, áreas de serviços, garagens, veículos e similares) e esgoto industrial estão sendo corretamente direcionados à rede de esgotos sanitários.

O TAC prevê prazo até 15 de abril de 2019 para que seja enviado relatório final ao Ministério Público Federal sobre as ações e soluções implementadas.

O procurador Antônio Edílio também reforçou que a ação que vai ser desenvolvida em Manaíra pode ser feita em outros pontos de João Pessoa também. “Se efetivamente isso produzir resultado, e acreditamos que vai produzir, vamos replicar para todos os outros bairros de João Pessoa e tentar resolver de vez a questão de falta de condições balneabilidade das nossas praias”.

“Vamos agir conjuntamente para que haja uma fiscalização maciça nessas galerias pluviais e demais redes clandestinas de esgoto para que a gente possa, de forma literal, limpar essas galerias e que a gente possa transformar as nossas praias em mais saudáveis”, destacou o secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Abelardo Jurema Neto.