Sargento é expulso da PM da PB por cobrar vantagens indevidas de motoristas em blitz

Portaria de exclusão foi publicada no Diário Oficial do Estado.

Foto: Arquivo Jornal da Paraíba

Um sargento da Polícia Militar da Paraíba foi expulso da corporação por participar de uma blitz sem autorização e cobrar vantagens indevidas de motoristas, na cidade de Baía da Traição, Litoral Norte do estado. A exclusão de Fernando Soares de Lima foi publicada no Diário Oficial do Estado na quinta-feira (15).

Segundo a portaria de expulsão, assinada pelo comandante-geral da PM, coronel Euller Chaves, em setembro de 2005, o sargento participou de uma blitz de trânsito sem autorização ou conhecimento dos superiores, na estrada de acesso à praia de Baia da Traição. Ele abordava motoristas e exigia pagamento dos que estavam em situação irregulara para liberá-los.

Fernado foi alvo de uma Ação Penal Militar e acabou sendo condenado a três anos de reclusão pelo crime de concussão. A decisão foi confirmada pelo Tribunal de Justiça da Paraíba após uma apelação do militar e ela acabou transitando em julgado no ano de 2016.

“As ações praticadas pelo militar afrontaram incisivamente os preceitos legais e administrativos que regem os policiais militares da Paraíba, deixando uma marca indelével de descompasso e desrespeito às leis e regulamentos que deve observar e acatar”, diz o comandante na portaria de expulsão.

Na decisão, também ficou determinado que o comandante da 2ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), da qual o sargento fazia parte. apreenda os armamentos do policial, a identidade militar e outros objetos que ainda estejam com ele.