Órgãos se integram para combate à guerra de facções na divisa entre PB e PE

Ações visam coibir tráfico de drogas e à criminalidade em municípios dos dois estados.

Órgãos se integram para combate à guerra de facções na divisa entre PB e PE
Ação visa coibir crime organizado entre os municípios de Juripiranga (PB) e Itambé (PE). Foto: Francisco França

Os órgãos de segurança pública dos estados da Paraíba e de Pernambuco vão desenvolver ações integradas para combater o tráfico de drogas e a criminalidade na divisa entre os municípios de Juripiranga, na Paraíba, e Itambé, em Pernambuco.

Uma reunião realizada na segunda-feira (19), em Juripiranga, definiu os detalhes da ação que vai envolver as duas polícias, o Ministério Público e o Poder Judiciário de ambos os estados. A reunião aconteceu na Câmara de Vereadores de Juripiranga.

A articulação é uma iniciativa das promotoras de Justiça Miriam Pereira Vasconcelos e Ana Carolina Coutinho Ramalho Cavalcanti. Durante as audiências judiciais realizadas na região, elas identificaram a existência de organizações criminosas que atuam na fronteira entre os dois estados, principalmente nos municípios de Juripiranga e no Distrito de Ibiranga, que pertence ao município pernambucano de Itambé. Como as duas localidades são aglutinadas, com uma divisão geográfica meramente imaginária, o combate aos crimes exige a participação das forças de segurança pública de ambos os estados.

Região dividida entre facções

De acordo com Miriam Vasconcelos, informes policiais, da população e dos próprios criminosos, a Paraíba está sob o domínio de uma facção criminosa enquanto Pernambuco é território de outra, o que faz com que os moradores destas localidades sejam privados de cruzar a fronteira entre os estados devido às ameaças de morte por parte de integrantes da facção rival.

Apesar de as organizações criminosas terem como principal atividade o tráfico de drogas, essa prática envolve também o registro de outros crimes, como porte de arma de fogo, furtos, roubos e homicídios.