Ceia de Natal: veja como deixar festa mais saudável sem perder o sabor

Cardiologista listou oito dicas para quem está preparando a festa desta segunda.

Ceia de natal e ano novo tem pratos diferentes – Foto: Divulgação

Ceia de Natal: veja como deixar festa mais saudável sem perder o sabor

Véspera de Natal é dia de um dos mais tradicionais motivos para todo mundo sair da dieta: a Ceia e todas as suas gostosuras. Para deixar de ser saudável nem perder a gostosura da festa, o cardiologista André Télis, colunista do Jornal da Paraíba, listou oito dicas para quem está preparando a festa da noite desta segunda-feira (24). Confira.

  • 1 – Durante o preparo dos alimentos, evite o uso de sal e óleos. Use nas finalizações dos pratos, pois desta forma o consumo de sódio e gordura saturada é menor.
  • 2 – Elabore saladas de folhas e incremente com maçãs verdes, nozes e molhos de frutas (maracujá, abacaxi ou manga).
  • 3 – Dê preferência às carnes magras, como as aves especiais de Natal (chester, peru) ou bacalhau
  • 4 – Tente ingerir todos os tipos de nutrientes. Um prato com arroz e lentilha (carboidrato com leguminosa), chester (proteína e lipídeo), salada de folhas com tomate, palmito e legumes regado com azeite (vitaminas, minerais e lipídeo), por exemplo, é uma boa escolha.
  • 5 – Prepare cestas com frutas da época ou arranjos com abacaxis. Elas ficam bem bonitas e são ótimas opções para a sobremesa.
  • 6 – Tudo o que você come em excesso pode ser um vilão nesta época. A tentação de experimentar um pedaço de cada sobremesa é o que realmente nos faz ‘passar do ponto’. Diante disso, opte por apenas uma das delícias e mantenha a quantidade de açúcar sob controle.
  • 7 – O consumo de bebida alcoólica deve ser feito com moderação e responsabilidade. Afinal, 1 ml de álcool contém aproximadamente 7 kcal. Uma boa dica é intercalar um copo de bebida com um de água ou suco e se alimentar ao longo da noite. Dessa forma, a absorção de álcool pelo organismo torna-se mais lenta.
  • 8 – Substitua as bebidas gaseificadas por sucos naturais e coquetéis de frutas, que contém vitaminas e minerais.