Bloco abre programação das comemorações do Dia da Mulher em João Pessoa

Programação elaborada pela Prefeitura da capital segue até o dia 27 de março.

Para marcar o Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira (8), a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), preparou uma programação especial para todo o mês. A abertura das atividades será a partir das 15h, no Busto de Tamandaré, com o lançamento do bloco ‘Sou mulher, quero viver’.

Na programação, que se estende até o dia 27 de março, tem palestras, wokshop, feira de serviços e cuidados, aulas de defesa pessoal, entre outras atividades. “Não temos só um dia para lembrar que devemos lutar por nossos direitos, devemos continuar a luta diariamente por toda a vida em busca da igualdade que merecemos. O 8 de Março é um dia para refletir o nosso lugar e comemorar o que já conquistamos”, disse a secretária da SEPPM, Adriana Urquiza.

“A mulher precisa aprender a gritar por seus direitos e por sua liberdade. Para ser livre, devemos começar a ser livres por nós mesmas, pela alma e coração. Seja frágil, seja forte, seja mulher! Faça a sua luta todos os dias. A sua liberdade começa por você”, enfatizou Adriana Urquiza.

Entre as políticas públicas desenvolvidas pela atual gestão municipal estão: a Ronda Maria da Penha, o fortalecimento da equipe do Centro de Referência da Mulher, divulgação da Parada Segura, cartaz obrigatório em estabelecimentos comerciais, campanhas permanentes sobre violência psicológica, física e sexual, divulgação dos serviços 72 horas do Instituto Cândida Vargas (ICV), Casa Mãe Bebê, prioridade nos cadastros na política habitacional, cirurgia plástica reparadora, Programa Maria da Penha vai as Escolas, doulas voluntárias, linha de crédito Especial Mulher, Programa Mulheres construindo uma cidade sustentável, crocheteiras multiplicadoras de saber, entre outras. “Todas essas ações já resultam em resultados positivos e refletem na melhoria da qualidade de vida das mulheres em nosso município”, destaca a secretária.

Confira a programação completa:

Sexta (08)

15h – realização da ‘Blitz 180’, onde pessoas e carros são parados para receber panfletos (180 é o número de emergência para mulheres). Terão ainda o lançamento do bloco ‘Sou mulher, quero viver’ e um aulão de defesa pessoal ministrada pela equipe da Secretaria de Segurança e Cidadania da PMJP.

19h – na Paróquia Santo Antônio de Lisboa, bairro de Tambaú, será feita a divulgação dos serviços da Secretaria de Mulheres e funcionamento da Rede de Enfrentamento a Violência – Mulheres transformando a história.

De quarta a sexta-feira (13 a 15)

8h às 17h – Workshop de bonecas de Amigurumi, vestuário e decoração em crochê no Centro de Comercialização e Agricultura Familiar (Cecaf), no bairro José Américo.

9h às 12h – Feira de serviços e cuidados no Hall do Paço Municipal, no Centro da Capital. Atividade voltada para funcionárias do Paço e para mulheres do Shopping 4 & 400.

14h – palestra sobre Conquistas e Direitos das Mulheres e Políticas de Enfrentamento a Violência. A atividade será no Ortotrauma de Mangabeira e irá atender servidores e servidoras da unidade hospitalar.

Quinta (14)

10h – oficina lúdica de empoderamento feminino na Empresa A&C, no bairro José Américo.

Terça (19)

8h às 12h – palestra ‘Lugar de mulher é onde ela quiser’. Uma homenagem as mulheres com profissões predominantemente masculina. Será no Centro Cultural Ariano Suassuna do Tribunal de Contas do Estado, em Jaguaribe.

Quinta (21)

9h – palestra ‘Seja você mesma em uma entrevista de emprego’. Dicas para mostrar todo o seu potencial neste momento. Será realizado na Casa do Empreendedor, na Vila Sanhauá.

Terça (26)

9h às 12h – no Pavilhão do Chá será realizada uma feira de serviços e cuidados voltada para profissionais do sexo e sociedade civil.

Quarta (27)

9h – Sarau com apresentações artísticas dos alunos da Rede Pública Municipal no Pavilhão do Chá. Eles farão apresentações mostrando o Dia Nacional do Circo, Dia Nacional do Teatro, comemoração do Mês da Mulher.

14h – no auditório do Paço Municipal haverá o workshop ‘Efetivação do acesso a justiça: estudo da mulher. O objetivo é oportunizar debate dos casos de violência doméstica, familiar e sexual com os operadores de direito.