Dia D: vacinação contra a gripe acontece em 1,5 mil pontos na PB

Objetivo da campanha é vacinar 1,1 milhão de pessoas no estado.

Foto: Juliana Santos/Secom-JP

Dia D: vacinação contra a gripe acontece em 1,5 mil pontos na PB
Acontece neste sábado (4) o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Como parte da iniciativa, a mobilização para imunização vai ser intensificada em todas as partes da Paraíba. O objetivo é vacinar pelo menos 90% do público alvo, o que corresponde a 1.185.599 pessoas. Até o momento, no Estado, foram vacinadas 198.478 pessoas, o que corresponde a 16,74% dos grupos prioritários. A ação na Paraíba vai contar com 1.523 mil pontos de vacinação e envolvimento de 7.388 pessoas.

Além dos indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinadas as crianças na faixa etária de seis meses a menores de seis anos de idade (cinco anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, professores de escolas públicas e privadas e policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das forças armadas.

A vacinação é uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. O objetivo da campanha é vacinar o maior número de pessoas para reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação.Em 2018, foram notificados 344 casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na Paraíba. Destes, 273 foram descartados, 21 foram confirmados para H1N1, 11 para AH3, 2 para outros vírus respiratórios e 9 para sincial respiratório. Foram confirmados 19 óbitos por SRAG. Em 2019, foram notificados 92 casos suspeitos de SRAG. Destes, 37 foram descartados, 2 foram confirmados para H1N1 com 1 óbito e 14 foram confirmados para outros vírus com 2 óbitos.

A Secretaria de Saúde do Estado recomenda aos municípios que todos os postos de vacinação estejam abertos com oferta da vacina.

O governo vai fazer uma mobilização especial na cidade de Itabaiana, no Agreste, a partir das 8h30. O município tem uma população de 7.294 pessoas integrantes do público alvo para a campanha da influenza, o que motivou a escolha para realizar a abertura da campanha 2019. Além da vacina contra a Influenza para os grupos prioritários, a população poderá atualizar a caderneta de vacinação.

Nos municípios

Em João Pessoa, sete postos móveis estarão à disposição, além das 100 unidades de saúde da família, políclinicas municipais e o Centro Municipal de Imunização que também vão funcionar. Os postos móveis estaraão abertos das 9h às 17h e os demais serviços, das 8h às 17h. (detalhes abaixo)“Estamos com uma estratégia para garantir que todos os grupos sejam imunizados. É importante que a população realmente participe desse movimento de proteção, para criarmos um bloqueio e evitar o adoecimento”, explicou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da SMS.

“Durante todo esse mês estaremos reforçando as equipes e, além da vacinação da gripe, os profissionais de saúde estarão atualizando o cartão de vacina das crianças e gestantes”, completou.

Em Campina Grande, 70 pontos de vacinação estarão disponíveis para a população neste sábado. São 64 Unidades de Saúde da Família e seis Centros de Saúde que estarão abertos das 8h às 17h. Em média, 450 pessoas estarão envolvidas na ação. (lista de locais abaixo)

Locais de vacinação em João Pessoa

  • Abertura: Praça Cristo Rei, das 9h às 17h – R. Josefa Taveira, 765 – Mangabeira
  • Centro Municipal de Imunização (CMI), das 8h às 17h – Av. Rui Barbosa – Torre
  • Unidades de Saúde da Família (USF), das 8h às 17h
  • Policlínicas Municipais de Saúde, das 8h às 17h
  • Shopping Mangabeira, das 10h às 17h
  • Shopping Sul, das 10h às 17h
  • Shopping Tambiá, das 10h às 17h
  • Manaíra Shopping, das 10h às 17h
  • Supermercado Extra – Epitácio Pessoa, das 8h às 17h
  • Supermercado Atacadão BR – das 8h às 17h

Locais para vacinação em Campina Grande

  • Centro de Saúde Francisco Pinto, no Centro
  • Centro de Saúde do bairro Bela Vista
  • Centro de Saúde da Palmeira
  • Centro de Saúde do Catolé
  • Centro de Saúde da Liberdade
  • Centro de Saúde São José da Mata