Festa das Neves: início de cadastro de comerciantes é marcado por tumulto no Cecaf

Confusão teria sido motivada após TAC limitar o número de comerciantes a serem cadastrados para trabalhar no evento.

Foto: Walter Paparazzo
Festa das Neves: início de cadastro de comerciantes é marcado por tumulto no Cecaf
Foto: Walter Paparazzo

O primeiro dia de cadastramento de comerciantes que desejam trabalhar na Festa das Neves começou com tumulto no Centro de Comercialização de Agricultura Familiar (Cecaf), em João Pessoa. A confusão aconteceu na manhã desta terça-feira (9), após um grupo de pessoas que chegaram tarde ao local, terem sido atendidas antes das que chegaram primeiro, segundo a presidente da associação de ambulantes da capital, Márcia Almeida.

De acordo com a Sedurb, a confusão foi motivada pela diminuição no número de cadastrados, limitado a 200, na edição 2019 do evento, conforme o Termo de Ajustamento de conduta, assinado na segunda-feira (8), para disciplinar o evento. No início da manhã foram distribuídas as fichas para a organização no atendimento. No entanto, o primeiro grupo de pessoas que foi atendido teriam chegado no Cecaf após a distribuição das fichas.

Inconformados com a situação, os comerciantes que se sentiram prejudicados com o atendimento e diminuição das inscrições, reclamaram da atitude e houve um início de confusão no local aos gritos de ‘justiça’. Houve uso de spray de pimenta por parte da Guarda Municipal para tentar controlar o tumulto. Duas mulheres tiveram ferimentos na cabeça e foram atendidas ainda no local pelo Samu e Corpo de Bombeiros. Alguns dos comerciantes foram encaminhados para a Central de Polícia.