Saiba como obter reconhecimento de paternidade na Paraíba

Desde que foi criado, projeto realizou cerca de 23 mil processos de reconhecimento de paternidade.

Saiba como obter reconhecimento de paternidade na Paraíba
O Nupar já proporcionou 5.152 reconhecimentos voluntários de paternidade. Foto: divulgação

A dificuldade de reconhecer a paternidade e tê-la registrada na certidão de nascimento é uma triste realidade para muitas crianças e adolescentes em todo o país, inclusive na Paraíba. Para atende a esta necessidade social, o Ministério Público da Paraíba dispõe do Núcleo de Promoção da Paternidade Nome Legal (Nupar), um serviço que possibilita o reconhecimento de paternidade para crianças e adolescente paraibanos. Desde que foi criado, em 2011, já foram realizados cerca de 23 mil procedimentos.

Para ter acesso ao serviço, a mãe ou o responsável pela criança ou adolescente que tenha interesse no reconhecimento da paternidade pode buscar o Ministério Público, em qualquer lugar no Estado, para regularizar o registro. O procedimento é gratuito. Além disso, o MP recebe dos cartórios de registro civil o nome das crianças registradas sem o nome do pai. Após o reconhecimento da paternidade, é feita a averbação do nome do pai no registro é entregue a nova certidão ao responsável pela criança.

Segundo a coordenadora do Nupar, promotora de Justiça Elaine Cristina Pereira Alencar, no âmbito jurídico o reconhecimento de paternidade traz diversos benefícios, como o direito a pensão alimentícia. “Além disso, o passa a ter uma participação efetiva na vida daquela criança, na condução da educação, do conhecimento, na assistência material. E temos ainda as consequências de ordem sucessória, ou seja, a gama de ganhos que a pessoa tem é muito grande”, completa.

A promotora destaca ainda que, no sentido psicológico, o reconhecimento significa o fortalecimento da pessoa enquanto figura humana. “Todos nós temos necessidade de um reconhecimento social. A existência de uma figura paterna e de uma família paterna contribui para esse reconhecimento porque a pessoa consegue se identificar dentro da história social. Também porque diminui discriminações que possam ocorrer pela ausência do nome no registro dessa criança”, complementa.

Bons resultados

Até este ano, o Nupar já proporcionou 5.152 reconhecimentos voluntários de paternidade, o que significa a garantia de direitos para milhares de crianças e adolescentes. O projeto atendeu a mais de 100 municípios paraibanos, instaurando até junho de 2019, cerca de 23 mil procedimentos.

Já atuaram no Nome Legal, cerca de 60 promotores de Justiça em todo o Estado. Em 2015, devido à efetividade alcançada, o projeto foi institucionalizado tornando-se o Núcleo de Promoção da Paternidade. Atualmente, atuam no Nupar cerca de 30 promotores de Justiça do MPPB.

Para alcançar ainda mais pessoas, o núcleo está lançando a campanha “Nupar – Você conhece?”, com o objetivo de apresentar o serviço à sociedade.

Mutirões e DNA

Para que o serviço alcançasse o maior número de pessoas, foram realizados, desde do início do projeto, mutirões de reconhecimento voluntário de paternidade, reunindo pais, mães e filhos. De 2011 até 2019, foram promovidos 164 mutirões em todo o estado, sendo 26 nos últimos dois anos.

Para os casos em que não reconhecimento voluntário da paternidade, o Ministério Público firmou um termo de cooperação com o Hemocentro da Paraíba para a realização de exames gratuitos de DNA. Já foram realizados, nessa parceria com o Hemocentro, 3.359 exames de DNA, sendo 89 somente em 2019, até o mês de julho.

A promotora Elaine Alencar aponta a importância do reconhecimento de paternidade no desenvolvimento e representação das crianças e adolescente. “O reconhecimento tem importância fundamental e também é uma forma de exercício de cidadania”, concluiu.