Primeira clínica veterinária pública da Paraíba é inaugurada em Solânea

Local segue preceitos do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).

Primeira clínica veterinária pública da Paraíba é inaugurada em Solânea
A Clínica Veterinária Municipal de Solânea segue preceitos do Conselho Regional de Medicina Veterinária. Foto: Divulgação

Demanda antiga em outras cidades paraibanas, a implantação de um serviço público veterinário se tornou realidade no Agreste paraibano. Foi inaugurada nesta quarta-feira (14), em Solânea, a primeira clínica veterinária da Paraíba. A Clínica Veterinária Municipal de Solânea dispõe de serviços de castração de cães e gatos para controle populacional dos animais na cidade, e funciona na rua Josafá Soares Pereira, no Conjunto Santa Mônica, das 8h às 12h, e após pausa para almoço, das 14h às 17h.

A estrutura da clínica segue os padrões de funcionamento do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), e conta com consultório, salas de medicação, cirurgia, terapia, e um espaço para higienização e canil. Nesta quinta-feira (15) foram iniciados os cadastros para agendamento de castração dos cães e gatos.

De acordo com Michel Ramom, um dos veterinários responsáveis pela clínica, os animais irão passar por exames para que sejam constatadas condições físicas e fisiológicas que permitam a realização dos procedimentos de castração. Segundo ele, o serviço de cadastro da clínica irá priorizar animais atendidos em projetos de proteção aos animais de rua de Solânea, e ainda pets cujos donos sejam contemplados por projetos sociais do Governo Federal.

Para Kayser Rocha, prefeito de Solânea, a cidade trouxe um projeto inovador com objetivo de melhorar o bem estar dos animais e da população, que é conhecida na região por ser envolvida nos cuidados com os pets. A Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania de Solânea, Márcia Belísio, ressaltou que o projeto passou por diversas avaliações do CRMV, e foi concretizado com zelo e responsabilidade, para que, assim, os animais possam ter saúde de qualidade garantida.

Primeira clínica veterinária pública da Paraíba é inaugurada em Solânea
João Pessoa já tentou emplacar hospital, mas projeto foi vetado pelo prefeito Luciano Cartaxo. Foto: Rizemberg Felipe

Clínica é pioneira na Paraíba

De acordo com Valéria Rocha Cavalcanti, Secretária Geral do Conselho de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV), a Clínica Veterinária Municipal de Solânea é a primeira da Paraíba no que diz respeito ao atendimento clínico (como consulta) dos animais. Entretanto, os atendimentos referentes apenas à cirurgia de castração são realizados nos centros de zoonoses das cidades. Em todo o Estado, somente João Pessoa, Campina Grande e Bayeux possuem instalações físicas de Centro de Zoonoses.

Em abril de 2018, a Câmara Municipal de João Pessoa aprovou a criação do Hospital Veterinário Municipal da cidade, mas um mês depois, os vereadores da capital paraibana mantiveram o veto do Prefeito Luciano Cartaxo (PV), que alegou vício de inconstitucionalidade por criar despesas no orçamento da cidade.

Já em Campina Grande, em dezembro do ano passado, o prefeito Romero Rodrigues sancionou uma lei que autoriza a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, firmar convênios para viabilizar a política de controle da natalidade de cães e gatos, bem como para a Promoção de Atendimento Ambulatorial de Animais, em Campina Grande.

Benefícios

Os procedimentos de castração trazem inúmeros benefícios aos animais, segundo a veterinária Rafaela Rodrigues, que também faz parte da equipe de médicos que irão atender na clínica municipal em Solânea, o processo facilita na adoção e impede a reprodução descontrolada, principalmente, de animais de rua. Além disso, os tratamentos oferecidos em clínicas veterinárias podem ajudar no controle de doenças causadas por animais e transmitidas a seres humanos.