STTP de Campina Grande oferece curso de ‘reciclagem’ para motociclistas

Mais de 60 pilotos de motocicletas já foram formados pelo curso, que é gratuito.

Piloto Legal – STTP / Foto: Divulgação – CODECOM PMCG
STTP de Campina Grande oferece curso de 'reciclagem' para motociclistas
Piloto Legal – STTP / Foto: Divulgação – CODECOM PMCG

O Corpo de Instrutores de Pilotagem da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) de Campina Grande está oferecendo um Curso de Pilotagem de Motocicletas Nível I. O projeto “Piloto Legal”é realizado pela Prefeitura Municipal de Campina Grande e está disponível para pessoas que possuam CNH, dentro da validade e na categoria “A”, motocicleta e capacete.

Na capacitação, os agentes da STTP utilização motocicletas com 300 cilindradas na realização de aulas teóricas e práticas, visando uma maior aproximação com situações corriqueiras à prática. Nas aulas teóricas, são abordados temas como inspeção preventiva, equipamentos de proteção, legislação de trânsito, posturas de pilotagem e técnicas de frenagem. Já nas aulas práticas, os alunos aprendem técnicas que visam corrigir vícios e posturas que interferem de forma negativa na condução das motocicletas.

O agente de trânsito Jefferson Santos, um dos coordenadores do projeto, informou que a capacitação tem reforçado a legislação de trânsito para os alunos. “Estamos repassando nossos conhecimentos para a comunidade, contribuindo para uma redução de acidentes envolvendo motocicletas, através da dedicação de uma equipe qualificada e de instrutores de instrutores da STTP”, comentou Jefferson.

Para o superintendente da STTP, Félix Neto, o oferecimento da capacitação aos pilotos de motocicletas de Campina Grande, além de contribuir para uma maior consciência no trânsito, o Piloto Legal tem aproximado os agentes à comunidade, já que através das aulas os pilotos conhecem o trabalho do órgão de maneira mais próxima.

No fim do curso, os alunos preenchem uma ficha de avaliação , onde julgam os treinamentos e os instrutores de acordo suas percepções individuais, adquiridas ao longo do curso. Ao todo, mais de 60 motociclistas de órgãos públicos, prefeituras e empresas privadas e de soldados do 31º BIMtz já passaram pelo curso. 

O projeto Piloto Legal é gratuito. Para agendar a participação, a STTP disponibiliza o telefone (83) 3341-1517, e o site do órgão