Casos de sarampo confirmados na Paraíba sobem para oito, diz Saúde

Registros foram em cinco cidades do estado.

Casos de sarampo confirmados na Paraíba sobem para oito, diz Saúde
Propagação do sarampo alerta para importância da vacinação na Paraíba

O número de casos de sarampo confirmados na Paraíba subiu para oito. A informação foi confirmadas nesta sexta-feira (27) pela Secretaria de Saúde do estado. De acordo com os números, quatro casos foram constatados em João Pessoa, e as cidades de Barra de São Miguel, Bayeux, Santa Rita e Santa Cecília tiveram um registro cada.

São três registros a mais do que o número divulgado no dia 20 de setembro. Ao todo, 166 casos já foram notificados no estado, com o descarte de 60. No entanto, 98 casos seguem em investigação. Na quarta-feira (25), o Ministério da Saúde inseriu a Paraíba na lista dos estados com transmissão ativa do sarampo.

Os sintomas iniciais de sarampo são febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal e mal-estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. São comuns lesões muito dolorosas na boca.

A doença pode ser grave, com acometimento do sistema nervoso central e pode complicar com infecções secundárias como pneumonia, podendo levar à morte. As complicações atingem mais gravemente os desnutridos, os recém-nascidos, as gestantes e as pessoas portadoras de imunodeficiências.

Vacina

As crianças de seis meses devem tomar a chamada ‘dose zero’. A vacina deve ser ministrada em duas doses a partir de um ano de idade até 29 anos, 11 meses e 29 dias de vida do cidadão, respeitando o intervalo das doses do calendário vacinal. Caso a pessoa comprove as duas doses, não é necessário tomar nenhuma a mais, já sendo considerada imunizada.

Já para adultos com idade de 30 a 49 anos, 11 meses e 29 dias, basta uma dose da vacina para que seja considerado imunizado. Os profissionais da área de saúde, independentemente da idade, devem tomar duas doses para que seja imunizado. Caso comprove que tomou as duas doses, não é necessária nenhuma outra.

Em João Pessoa, a oferta para a vacina tríplice viral, que protege crianças e adultos contra o sarampo, caxumba e rubéola, ocorre nas Unidades de Saúde da Família (USF), nas policlínicas municipais e no Centro Municipal de Imunização.

Campanha

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo ocorrerá em duas etapas este ano. A primeira, de 7 a 25 de outubro, para crianças de 6 meses a menores de 5 anos. O dia D, dia de mobilização nacional, ocorrerá no dia 19 de outubro.

A segunda etapa será realizada de 18 a 30 de novembro, com foco na população de 20 a 29 anos. O dia D será no dia 30 de novembro. Essa faixa etária é a que concentra a maior frequência dos casos. A vacina a ser tomada é a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

Ao todo, foram distribuídos, pelo Ministério da Saúde, R$ 22,8 milhões para garantir a vacinação de rotina nos estados e a dose extra, chamada de dose zero, às crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias. Mais R$ 37 milhões serão destinados para este fim até dezembro.