Rendeiras da renascença da Paraíba participam de oficina com Ronaldo Fraga

As oficinas são inspiradas na obra do artista plástico paraibano Flávio Tavares.

Foto: Divulgação/Secom/PB
Rendeiras da renascença da Paraíba participam de oficina com Ronaldo Fraga
Ronaldo Fraga estará durante a semana no Cariri ministrando oficina para rendeiras da Paraíba. Foto: Divulgação/Secom/PB

Com o objetivo de ampliar a comercialização da renda renascença, um grupo de artesãs paraibanas participam, em Monteiro, no Cariri paraibano, de uma série de oficinas ministradas pelo estilista Ronaldo Fraga. Participam rendeiras de municípios como Monteiro, Zabelê e São Sebastião do Umbuzeiro. As oficinas, que começaram nesta segunda-feira (4) e seguem até sexta-feira (8), são inspiradas na obra do artista plástico Flávio Tavares, paraibano reconhecido internacionalmente.

Ronaldo Fraga, além de marca própria, tem renome internacional por trabalhar a aculturação de design e desenvolver projetos de geração de renda. Um dos mais conceituados estilistas do país, Fraga tem estreita relação com a arte paraibana, já tendo feito uma coleção de seu catálogo com as Sereias da Penha, que desfilou no São Paulo Fashion Week e conquistou o mundo.

“Acredito que o papel do designer brasileiro deveria ser o de ponte entre brasis tão distintos e tão diferentes. Vamos fazer um produto de excelência, que vai gerar renda e, ao mesmo tempo, algo que ninguém tira delas: a autoestima. E vamos trabalhar com um artista que, no seu legado, na sua trajetória, ilustra como ninguém a mágica da cultura paraibana”, comentou Ronaldo Fraga, que há 10 anos já havia estado em Monteiro para treinar as rendeiras.

Flávio Tavares, que esteve na abertura da semana de oficinas, disse que ter sua obra como fonte de inspiração para novos designs da renda renascença é um dos maiores momentos que já viveu. “Eu recebo esse momento como um grande presente que coroa a minha visão de artista do que tenho feito. Fico envaidecido por um designer como Ronaldo Fraga usar o meu desenho na renda renascença. É uma altivez para as artes plásticas da Paraíba”, destacou.

https://www.instagram.com/p/B4dNlLKgh9H/

PAP

As oficinas fazem parte de um conjunto de ações do Governo do Estado com o propósito de ampliar a comercialização da renda renascença, símbolo da região do Cariri, conforme explicou a gestora do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP). “Todos nós que fazemos o artesanato paraibano esperamos que esse momento, que faz parte de uma série de ações do governador João Azevêdo para fortalecer ainda mais o Programa do Artesanato da Paraíba, seja muito bem aproveitado. Isso proporcionará geração de renda, além de fortalecer a cultura paraibana”, afirmou.

As oficinas são realizadas por meio de parceria do Governo do Estado com os municípios e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).