Quatro são presos na PB em operação da PF contra tráfico internacional de drogas

Em uma das ações da investigação, a polícia interceptou 1,6 ton de haxixe em JP.

Quatro são presos na PB em operação da PF contra tráfico internacional de drogas
Foram feitas apreensões de drogas em aeroportos durante as investigações (Foto: Divulgação/PF)

Uma operação da Polícia Federal foi deflagrada nesta quarta-feira (20) para desarticular uma organização criminosa especializada no envio de cocaína para a Europa. A ação acontece em nove estados, incluindo a Paraíba, onde quatro pessoas foram presas, segundo informações do portal G1. No total, 28 pessoas tinham sido presas até o começo da manhã. Segundo a PF, o grupo alvo da operação recrutava mulheres para atuar como ‘mulas’ no transporte da droga

O objetivo da Operação Wanderlust é cumprir 40 mandados de prisão e 40 de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba, Amazonas e no Distrito Federal. Também são executadas ordens judiciais para apreensão de 40 veículos, (embarcações, caminhões, automóveis e motocicletas) e o sequestro de bens com valor estimado em mais de R$ 10 milhões.

Segundo a PF, as investigações iniciaram em março de 2019 e identificaram que a organização criminosa, a partir de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, e de Curitiba, Paraná, recrutava mulheres em diversos estados do país para atuarem como “mulas” no transporte da droga para a Europa.

O JORNAL DA PARAÍBA entrou em contrato com a Superintendência da Polícia Federal no estado para ter maiores informações sobre a operação em âmbito estadual, mas ainda não recebeu resposta.

No decorrer do inquérito policial foram realizados diversos flagrantes em aeroportos brasileiros e no exterior, com 25 pessoas presas em flagrante, seis delas em Lisboa, capital de Portugal, e quase duas toneladas de drogas apreendidas. Em uma das ações, a Polícia Federal interceptou em João Pessoa uma carga de 1,6 tonelada de haxixe em um veleiro que havia partido do Marrocos, na África, que foi a maior apreensão da droga pela Polícia Federal.

A Operação contou com o apoio da Adidância da Polícia Federal em Portugal e com acordos de Cooperação Policial Internacional com diversos países para levantamento de informações e diligências no exterior.