UFPB registra mais de 20 casos de violência contra a mulher na instituição

Professores, chefes e estudantes são os principais autores. Comitê foi criado para acompanhar casos.

(Foto: Francisco França)
UFPB registra mais de 20 casos de violência contra a mulher na instituição
(Foto: Gabriel Costa/Arquivo Pessoal)

Funcionando desde março deste ano, o Comitê de Políticas de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres (CoMu) foi criado para atender mulheres em situação de violência que estudam, trabalham e convivem na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). De acordo com a instituição, atualmente 25 mulheres vítimas de algum tipo de violência na universidade são acompanhadas pelos setores de acolhimento e enfrentamento. O CoMu vai ser inaugurado oficialmente na segunda-feira (25).

De acordo com a UFPB, as principais queixas de violência são de assédio moral (20%), violência institucional (17,1%) e assédio sexual (14,2%). Das violências sofridas, 84% ocorreram dentro da UFPB. Professores, chefes e estudantes (16,6%) são os principais agentes violadores.

A maioria das mulheres atendidas é parda ou branca (32%), estudante (68%) e 16% são mulheres trans. Das mulheres acompanhadas pelo CoMu, 12% possuem processo administrativo disciplinar contra os agressores e 60% foram encaminhadas para algum serviço de psicologia ou já estava em acompanhamento psicológico.

O Comitê

Criado por uma resolução de 2018 e instalado desde março, o CoMu vai ser inaugurado de forma oficial pela UFPB nesta segunda durante o III Seminário Mulheres e Universidade, no Centro de Ciências Jurídicas, no campus de João Pessoa, a partir das 9h.

A solenidade contará com a presença da reitora Margareth Diniz, da secretária de Políticas Públicas para as Mulheres de João Pessoa Adriana Urquiza, do secretário de Segurança e da Defesa Social do Estado da Paraíba Jean Francisco Bezerra Nunes e da secretária da Mulher e da Diversidade Humana do Estado da Paraíba Gilberta Soares, para assinatura de Protocolo de Intenções.

Os protocolos de intenções têm por objetivo a cooperação entre as partes na realização de ações de prevenção e enfrentamento às violências contra as mulheres, proporcionando às mulheres que convivem na UFPB o acolhimento e o atendimento nos serviços e programas já disponibilizados pelas partes. Na solenidade, haverá também a posse das conselheiras eleitas para o Conselho Gestor do CoMu.