Festa do Bode Rei é uma das vencedoras da 2ª edição do Prêmio Nacional do Turismo

Iniciativa de Cabaceiras, na Paraíba, foi reconhecida por seu potencial cultural.

Festa de Bode Rei, em Cabaceiras, Paraíba

Festa do Bode Rei é uma das vencedoras da 2ª edição do Prêmio Nacional do TurismoA Festa do Bode Rei, Festival de Caprinos e Ovinos da Paraíba realizado pela Prefeitura Municipal de Cabaceiras, no Cariri da Paraíba, foi uma das vencedoras da 2ª edição do Prêmio Nacional do Turismo. O evento, realizado na última quarta-feira (4), consagrou 19 iniciativas e\ou profissionais que contribuíram para o desenvolvimento do setor turístico no país. O evento é o ponto alto da Semana Nacional do Turismo que acontece até esta sexta-feira (6), em Belo Horizonte.

A Festa do Bode Rei existe há mais de 20 anos com o objetivo de promover a cadeia produtiva da caprinovinocultura e estimular o turismo rural, cultural e ecológico. O festival conta com exposições e feiras de animais, mostras de artesanato, gastronomia “bodística”, apresentação de danças folclóricas, competições, palestras, cursos e shows de forró. A Festa do Bode Rei tem colocado a pequena cidade de Cabaceiras em uma posição de destaca no cenário nacional.

O festival paraibano ficou em terceiro lugar na categoria ‘Aproveitamento do Patrimônio Cultural para o Turismo’. Na mesma classe, venceu em primeiro lugar o Festival Boi Voador, de Recife (PE), e em segundo, a Revitalização do Marco das Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu (PR), da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos.

Cabaceiras foi representada na solenidade do Prêmio Nacional de Turismo, em Belo Horizonte, pelo coordenador da Casa do Empreendedor, Rômulo Farias: “Agradeço a confiança do prefeito Tiago Castro em me escalar para representar Cabaceiras em uma premiação tão importante”, frisou.

A seleção dos premiados contou com a participação expressiva da população, que atingiu recorde de votação neste ano, com quase 60 mil contribuições; e com a intensa análise da comissão julgadora do Prêmio.

Os vencedores das “Iniciativas de Destaque” foram selecionados após avaliação meritória e eliminatória da comissão julgadora a partir da classificação de três finalistas por categoria da premiação. As iniciativas que avançaram cumpriram critérios como terem sido criadas especificamente para o setor turístico e implementadas há menos de 24 meses. A análise considerou ainda a apresentação de resultados obtidos pela mensuração de impactos diretos ou indiretos. Já os “Profissionais de Destaque no Turismo” foram escolhidos pelos quase 60 mil votantes, recorde de público.

Sobre o Prêmio

O 2º Prêmio Nacional do Turismo, iniciativa do Ministério do Turismo em parceria com o Conselho Nacional do Turismo (CNT), tem por objetivo identificar, reconhecer, premiar e disseminar iniciativas, práticas inovadoras e casos de sucesso relacionados aos setores, público e privado, e ao terceiro setor do turismo brasileiro. A premiação possui caráter simbólico, sem valor comercial ou financeiro, e é concedida na forma de troféus, entregues aos primeiros colocados de cada modalidade, e certificados, conferidos aos finalistas.

Na edição deste ano, o Prêmio inovou com o reconhecimento dos responsáveis por inovações ou atuações no desenvolvimento do ramo. Foram premiados profissionais da Academia, Governo (Dirigentes e Técnicos), Empreendedores de Médio e Grande Porte, Micro e Pequenos Empreendedores, Organizações Não Governamentais, Mídias Sociais e Imprensa. Foram 200 profissionais inscritos, por eles mesmos ou indicados por terceiros, em 8 categorias.