Governo aprova plano de implantação da vacina contra febre amarela no calendário

Previsão é de vacina comece a ser ofertada já em 2020.

Foto: Secom-JP/Juliana Santos
Governo aprova plano de implantação da vacina contra febre amarela no calendário
Foto: Secom-JP/Juliana Santos

A Secretaria de Saúde da Paraíba aprovou um plano de implantação da vacina contra a febre amarela no calendário vacinal do estado. Conforme a resolução, publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (6), ela deve começa a ser ofertada nas unidades de saúde em 2020.

Uma das justificativas usadas para a implantação do plano foi o aumento do risco de febre amarela em centros urbanos, ocorrida por conta da expansão da distribuição do mosquito Aedes aegypti, que é o vetor da doença.

O plano estabelecido pelo governo estima que a oferta da vacina deve começar no primeiro semestre de 2020, mas o prazo vai ser estabelecido pelo Ministério da Saúde. Deve ser imunizada contra a doença a população de 9 meses a 59 anos.

O governo considerou inviável a implantação para toda a população recomendada. Com isso, dividiu o processo em três fases. Inicialmente a imunização vai ser para crianças de 9 meses a menores de 5 anos, nas regiões de maior risco; depois na mesma faixa etária nas demais regiões; e a terceira fase seria uma implantação gradativa das demais faixas, até chegar aos 59 anos. Essa última fase está prevista para 2021.