Crianças escrevem livros à mão e realizam noite de autógrafos em escola pública

Projeto ‘Estante Mágica’ constou com produções literárias de cerca de 123 crianças da Escola Municipal Padre Antônio 

Foto: Divulgação Seduc
Crianças escrevem livros à mão e realizam noite de autógrafos em escola pública
As 123 crianças escreveram livros das mais variadas temáticas, e deram autógrafos a familiares e representantes municipais. / Foto: Divulgação Seduc

A noite da última sexta-feira (13) foi bastante especial para os cerca de 123 alunos que participam do projeto “Estante Mágica”, de uma escola pública de Campina Grande. Eles escreveram livros à mão, e realizaram uma noite de autógrafos contando com a presença de professores e representantes da Secretaria de Educação do município, e dos pais.

De acordo com a diretora da escola, Adriana Sá, o projeto tem como objetivo incentivar as crianças a publicarem seus próprios livro. “Esse processo todo que o estudante passa acontece durante meses de trabalho, em que ele se torna autor e ilustrador do livro”, explicou a diretora da escola, Adriana Sá.

As crianças produziram histórias, que posteriormente foram escritas e ilustradas à mão, e enviadas em arquivos digitais para serem transformadas em livros. A gestora da instituição explica que as histórias criadas pelos estudantes são relacionadas a temas como contos de fadas, família, literatura, inclusão e ecologia.

Os pequenos escritores têm de 5 a 9 anos de idade. Um deles é Carlos Daniel, estudante do 5º período do ensino fundamental na escola. Ele conta que seu livro é sobre uma história de ficção, mas tem um final feliz. “Meu livro se chama ‘Invasão Alien’. Ele conta a história de um grupo de amigos que, de repente, veem um alien, que começa a atormentar eles. E então eles conseguem vencer esse alien e viver felizes para sempre”, contou o estudante Carlos Daniel.

Já Alessandra Santana, uma das mães dos alunos participantes da Estante Mágica, conta que ficou emocionada ao ver a filha como escritora. Para ela, o papel da escola em busca dessa realização é imprescindível.

“É um orgulho imenso estar fazendo parte desse momento, de ter professores e uma direção tão engajada para que nossos filhos se desenvolvam, porque eles são pequenos, mas grandiosos no conhecimento”, afirmou a mãe da pequena Beatriz, autora do livro ‘Uma Noite no Circo’.