Ibama apreende mais de 6 mil caranguejos no período do defeso na Paraíba

Operação Manguezal foi deflagrada junto com o Instituto Chico Mendes e a Polícia Ambienta.

Ibama apreende mais de 6 mil caranguejos no período do defeso na Paraíba

Uma operação deflagrada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) junto com o Instituto Chico Mendes de Biologia, Batalhão de Polícia Ambiental de Meio Ambiente de Cabedelo, no Litoral da Paraíba, apreendeu um total de 6.680 espécimes de caranguejo-uçá. O balanço foi divulgado nesta terça-feira (18).

A venda desses animais é proibida durante este período, considerado o período de defeso, ou seja, quando os caranguejos-uçás se reproduzem. Devido à ilegalidade da venda, o Ibama aplicou sete autos de infração e multas no valor de R$ 15.185, entre os dias 10 e 15 de fevereiro.

Após serem capturados vivos, os animais foram devolvidos para o habitat natural. A Operação Manguezal foi realizada no Litoral da Paraíba e em Unidades de Conservação da Natureza: Área de Proteção Ambiental Barra do Rio Mamanguape e Reserva Extrativista Acaú-Goiana.

O Ibama reforça a continuidade da fiscalização intensa junto com as instituições parceiras durante o próximo período de defeso, que começa no dia 10 de março e vai até o dia 15 do mesmo mês.