Governo adota medidas de prevenção ao coronavírus em penitenciárias

Reeducandos e detentos estão produzindo materiais de higiene, como água sanitária e detergente, e de proteção, como máscaras, para combater Covid-19.

Governo adota medidas de prevenção ao coronavírus em penitenciárias

O Governo da Paraíba anunciou na tarde desta quarta-feira (1°) uma série de medidas de prevenção à infecções pelo novo coronavírus em unidades penitenciárias de todo o estado. Entre as medidas, está a implantação de novas alas e ações coletivas para fabricação de máscaras e materiais de limpeza estão sendo adotadas em todas as unidades, por meio da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap). As ações também objetivam tranquilizar os familiares dos detentos, que estão impedidos de realizar visitas por conta da recomendação de isolamento social.

Em João Pessoa, a Penitenciária de Segurança Média Juiz Hitler Cantalice será adaptada com equipamentos médicos, para que seja realizado o pronto atendimento aos apenados que apresentem sintomas de infecção pelo novo coronavírus. Esses casos serão atendidos por uma equipe do Programa Saúde Penitenciária (PSP), que estará disponível 24 horas para atender qualquer eventualidade.

Cada unidade prisional de toda a Paraíba deve ter uma sala para o isolamento imediato de apenados que apresentem sintomas de Covid-19,  e limpeza de celas e ambientes coletivos já está sendo intensificada. Pequenas palestras de conscientização acerca da importância dos processos de higiene estão sendo ofertadas, também, para os reeducandos, e kits de higiene pessoal estão sendo distribuídos aos apenados.

O fornecimento de alimentos, com os devidos balanceamentos nutricionais, sofreram um aumento de 30%, e medicamentos indicados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para tratar sintomas do novo coronavírus, como Dipirona e Paracetamol, foram distribuídos em todas as penitenciárias. Também foram adquiridos termômetros de infravermelho, utilizados para detectar quadros de febre entre os reclusos.

Produção interna no combate à Covid-19

Nas unidades prisionais femininas dos municípios de Patos e Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, estão recebendo máquinas de costura para a produção de máscaras cirúrgicas. A produção desse material já começou em unidades prisionais femininas de Campina Grande e João Pessoa. Outros materiais de higienização também estão sendo produzidos por reeducandos, sob coordenação de um policial formado em Química Industrial. Ao todo, já foram feitos 1.400 litros de água sanitária e 1.500 litros de desinfetantes.

“Nossa maior preocupação é manter a saúde de todos, pessoas privadas de liberdade que se encontram dentro de nossas unidades prisionais e funcionários. Preservar a vida é nossa maior missão. O momento é de amenizar as dores não só dos que se encontram nas penitenciárias, mas também de seus familiares, que contam com a gente para preservar a vida de seus entes. Esse é o nosso compromisso”, destacou o secretário de Administração Penitenciária, Sérgio Fonseca.

Atendimento

O atendimento presencial na Seap está suspenso, e todo o trabalho está sendo realizado de maneira remota, por telefone e e-mal. As unidades prisionais estão utilizando um sistema de malote digital para que todos os alvarás de soltura, emitidos pelo juduciário, permaneçam sendo cumpridos. Ainda assim, detentos que precisem participar de audiências estão passando por medidas de proteção antes de serem deslocados para o Fórum criminal, além da adoção de audiência por vídeo conferência.