Polícia da PB atende quase 200 denúncias de aglomerações durante a Páscoa

Casos foram registrados no feriado de Páscoa, mesmo com decreto de isolamento social.

Foto: divulgação/secom-pb
Polícia da PB atende quase 200 denúncias de aglomerações durante a Páscoa
Foto: divulgação/secom-pb

A Operação Semana Santa atendeu um total 198 denúncias de aglomerações e descumprimento das medidas de prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19), no período da noite da quarta-feira (8) até o início da madrugada desta segunda-feira (13). Os dados são da Coordenadoria de Estatística e Avaliação da Polícia Militar, divulgados nesta terça-feira (14).

O relatório final da operação foi apresentado ao comandante-geral da corporação, coronel Euller Chaves, que fez uma reunião por videoconferência com comandantes de todo o estado para definir as estratégias operacionais para os próximos dias. Entre os objetivos, está a intensificação de várias ações contra os Crimes Violentos Patrimoniais (CVP), que são os roubos, com a realização de abordagens, pontos-base e aumento das rondas para promover a segurança nos bairros e cidades.

Os resultados da Operação Semana Santa mostram que foram conduzidos até as delegacias 117 adultos, 10 adolescentes e nove procurados pela Justiça, no trabalho realizado nos dias do feriado. Os objetos de crimes apreendidos no período foram 32 armas de vários calibres, 70 munições e 23 veículos (entre carros e motos) com queixas de roubo ou furto.

Isolamento social

O decreto do governador João Azevêdo prevê isolamento social até o dia 19 de abril, sob pena de multa. Desde o início da publicação do decreto estadual determinando o isolamento social, a PM já realizou 1.282 atendimentos de chamados para ir a locais com aglomerações de pessoas, nas três últimas semanas. A maioria se concentra na região metropolitana de João Pessoa.

No fim de semana antes da Páscoa, a Polícia já havia divulgado um balanço, no qual revelou que 71% das denúncias de aglomeração estão concentradas nas cidades de João Pessoa e Campina Grande.

De acordo com o Código Penal do Brasil, o ato de desrespeitar uma medida imposta pelo poder público que objetiva impedir a introdução ou propagação de doenças contagiosas, pode gerar detenção de um mês a um ano, além de pagamento de multa.