Governo da Paraíba autoriza compra de 1 milhão de máscaras para a população

Material será confeccionado no próprio Estado e utilizado no combate à pandemia.

Ashkan Forouzani/Unsplash
Governo da Paraíba autoriza compra de 1 milhão de máscaras para a população
Foto: divulgação/secom-pb

O Governo da Paraíba autorizou, nesta sexta-feira (17), a compra de 1 milhão de máscaras para distribuição à população paraibana. A medida tem o intuito de evitar o contágio de pessoas pelo novo coronavírus no estado durante a pandemia. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), até esta sexta-feira, a Paraíba possui 195 casos confirmados de Covid-19 e 27 mortes pela doença.

De acordo com o governador do Estado, João Azevedo (Cidadania), ás máscaras serão confeccionadas na Paraíba, já que o Estado não conseguiu realizar a compra no mercado nacional. Segundo ele, o uso contínuo do material vai ser adotado na Paraíba em um determinado período de tempo, já que muitas pessoas têm o vírus e não sabem.

“A máscara é fundamental para ser usada no ambiente público, pois muitas pessoas estão com o vírus e não sabem. O uso da máscara vai diminuir o risco de contaminação porque quando se entra no ambiente, você não sabe se alguém espirrou ou tossiu e acaba entrando na nuvem de gotículas e é por esse meio que há uma contaminação cada vez maior”, ponderou.

O governador João Azevedo já havia informado que enviaria à Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) um projeto de Lei que determina o uso obrigatório de máscaras em espaços públicos. A medida valeria para cidades onde há casos confirmados, ou seja, em 14 municípios paraibano, até o momento.

Outra medida preventiva ao novo coronavírus, as barreiras sanitárias instaladas nas rodovias federais que cortam a Paraíba, irão começar a desinfectar veículos vindos de outros estados. Dessa forma, cada carro que entrar em território paraibano passará por desinfecção, já que estados vizinhos da Paraíba, como Ceará e Pernambuco, possuem altos números de casos de Covid-19.