Laboratório da UEPB doa mais de 100 litros de álcool a caminhoneiros em posto da PRF

LETEQ já entregou mais de 500 litros de álcool em gel a comunidades carentes de Campina Grande para prevenir a Covid-19.

Foto: Divulgação LETEQ / Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Caminhoneiros que passaram pelo posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Santa Teresinha, em Campina Grande,  nesta terça-feira (22) receberam mais de 100 litros de álcool em gel doados pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O produto foi feito pelo Laboratório de Química Industrial (LETEC) da UEPB, e foi distribuído juntamente com máscaras e outros itens de higiene pessoal. 

Além dos itens doados pela UEPB, mais de 100 caminhoneiros também foram vacinados contra a gripe por profissionais da Secretaria de Saúde de Campina Grande. De acordo com o professor Francisco Dantas, que participou da entrega dos produtos, o LETEQ já doou mais de 500 litros de álcool em gel à bairros e comunidades carentes da cidade, como o Itararé e o Pedregal, e ao Hospital da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP). A Polícia Militar de Campina Grande e o Hospital de Itaporanga também receberam produtos feitos no LETEQ.

“Essa ação conjunta no posto da PRF surpreendeu nossas expectativas pela grande quantidade de caminhoneiros que foram atendidos. Nós fizemos uma grande produção de álcool em gel a partir das doações de insumos que recebemos e da aquisição própria dos produtos que são necessários para fabricá-los. Nosso laboratório tem condição de produzir cerca de 50 litros de álcool em gel por dia, mas precisamos de doações de álcool como também de glicerina para continuarmos com a produção”, explicou o professor Dantas.

O material produzidos pelo LETEQ é certificado pelo Conselho Regional de Química (CRQ), que garante a eficácia do produto. O laboratório está recebendo doações de recipientes que possuam capacidade de armazenamento de 150ml, 200 ml e 300 ml, para que mais pessoas possam receber o álcool em gel.