Covid-19: Senai da Paraíba vai realizar manutenção de respiradores que apresentem defeitos

Quando necessário, equipamentos passarão por manutenção, calibragem e triagem no Instituto SENAI de Tecnologia em Automação Industrial.

Foto: Divulgação SENAI-PB
Covid-19: Senai da Paraíba vai realizar manutenção de respiradores que apresentem defeitos
Foto: Divulgação SENAI-PB

Respiradores pulmonares da Paraíba que apresentem problemas de funcionamento vão poder passar por manutenção técnica no Instituto Senai de Tecnologia em Automação Industrial, em Campina Grande. O equipamento é necessário ao tratamento de pacientes de Covid-19 internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

De acordo com o Senai, a Paraíba possui cerca de 600 respiradores pulmonares e adquiriu outros 105, que devem ser instalados na rede hospitalar em breve. No entanto, a intenção do Senai é aumentar a capacidade técnica do estado para atender o pacientes de Covid-19, realizando a manutenção, calibragem e triagem dos equipamentos. 

“O objetivo do Senai é assegurar a vida das pessoas, dando uma resposta a esta crise, para isso, adaptamos nossa estrutura buscando assistir o nosso estado nessa importante missão”, enfatizou Euler Sales, diretor Regional do Senai da Paraíba.

Os técnicos do Senai da Paraíba responsáveis pela manutenção dos aparelhos atuam nas áreas de metalmecânica, automação, eletroeletrônica e elétrica. Em todo o Brasil, a ação já recebeu 1.200 ventiladores pulmonares, e cerca de 400 já foram recuperados.

O ponto de manutenção dos aparelhos será a sede do Instituto Senai de Tecnologia em Automação Industrial, localizada no bairro da Prata, em Campina Grande. Além do Senai, outras instituições, como a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), estão se mobilizando para fabricar e restaurar respiradores para os pacientes paraibanos.