Paraíba tem 22 cidades com mortes por Covid-19; veja a quantidade em cada uma delas

Maior incidências de casos foram registrados na região metropolitana de João Pessoa.

Foto: Divulgação/Josué Damacena (IOC/Fiocruz
Paraíba tem 22 cidades com mortes por Covid-19; veja a quantidade em cada uma delas
Foto: Divulgação/Josué Damacena (IOC/Fiocruz

A Paraíba tem um total de 85 óbitos pelo novo coronavírus (Covid-19), distribuídos em 22 municípios paraibanos. Segundo os dados atualizados do novo boletim epidemiológico, divulgado nesta terça-feira (5) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a região metropolitana de João Pessoa é onde estão concentrados o maior número de mortes em decorrência do vírus.

Apenas na capital, a SES já computou 39 óbitos por Covid-19, o que corresponde a 45,8% dos casos no estado. O segundo município paraibano com o maior número de óbitos por Covid é Santa Rita, na Grande João Pessoa, que já computa 17 mortes, seguido pela vizinha Bayeux, com quatro mortes; e Cabedelo, na zona norte da Grande João Pessoa, com três mortes.

No Sertão paraibano, Patos já registra três óbitos. Em Alhandra, no Litoral Sul, e em Campina Grande, até a noite desta segunda-feira, a secretaria contava duas mortes. Nas demais cidades listadas foram um óbito até o momento: Boqueirão, Brejo do Cruz, Cajazeiras, Conde, Cruz do Espírito Santo, Junco do Seridó, Lagoa Seca, Mari, Marizópolis, Pedras de Fogo, Riachão do Poço, São Bento, Sapé, Taperoá e Umbuzeiro.

Coronavírus

De acordo com o boletim semanal, a Paraíba segue com 1.361 casos da Covid-19, 728 a mais do que o divulgado no último boletim do dia 28 de abril. Eles estão distribuídos em 70 municípios paraibanos. Dos casos confirmados 49% (666) são do sexo feminino e 51% (695) do sexo masculino. Do total de confirmados 160 casos (11,7%) são profissionais da saúde que foram avaliados e positivados para o agravo.

No momento, 40 pacientes estão internados em UTI por Síndrome Respiratória Aguda Grave (34 em estabelecimentos públicos e 6 no privado) e 170 em leitos de isolamento (147 em estabelecimentos públicos e 23 no privado), seguindo em investigação para Covid-19. Os demais casos hospitalizados e com resultado não detectável seguem em investigação para demais vírus.

Dos casos confirmados, 58 encontra-se hospitalizados (9 em UTI e 49 em isolamento), 277 já se recuperaram da Covid-19 e 941 seguem em isolamento domiciliar. Nos últimos 7 dias a ocupação dos leitos de UTI já ativados pelo Plano de Contingência Estadual passou de 44% para 50%, com especial atenção para o crescimento na ocupação de leitos de UTI para adultos, que no Estado, passou de 58% para 61%. Na Região Metropolitana de João Pessoa, no mesmo período, a ocupação dos leitos de UTI já ativados pelo Plano de Contingência Estadual passou de 55% para 69%, com especial atenção para o crescimento na ocupação de leitos de UTI para adultos, que na região metropolitana, passou de 72% para 81%, demonstrando expressivo crescimento.

Confira o número de mortes por municípios:

Município total de óbitos
João Pessoa 39
Santa Rita 17
Bayeux 4
Cabedelo 3
Patos 3
Alhandra 2
Campina Grande 2
Boqueirão 1
Brejo do Cruz 1
Cajazeiras 1
Conde 1
Cruz do Espírito Santo 1
Junco do Seridó 1
Lagoa Seca 1
Mari 1
Marizópolis 1
Pedras de Fogo 1
Riachão do Poço 1
São Bento 1
Sapé 1
Taperoá 1
Umbuzeiro 1
TOTAL 85