Sem aulas, Prefeitura de João Pessoa distribui alimentação para 49 mil alunos da rede municipal

Ampliação anunciada pelo prefeito Luciano Cartaxo começa a partir desta terça-feira (12).

Sem aulas, Prefeitura de João Pessoa distribui alimentação para 49 mil alunos da rede municipal
Sem aulas, Prefeitura de João Pessoa distribui alimentação para 49 mil alunos da rede municipal. Foto: Niaranjan do Ó/Secom-PB

Com as aulas presenciais suspensas, a Prefeitura de João Pessoa resolveu distribuir a merenda para as famílias dos alunos da rede municipal. Nesta segunda-feira (11), o prefeito Luciano Cartaxo anunciou uma ampliação e agora, aproximadamente 49 mil alunos receberão as refeições, a partir desta terça-feira (12). A alimentação atualmente está sendo distribuída em 153 escolas da capital.

“Depois de atender a 100% das creches e escolas em tempo integral, estamos ampliando a oferta do serviço para as unidades que funcionam em um turno, alcançando a marca de mais de 49 mil estudantes beneficiados”, disse o prefeito.

Para participar, os pais precisam apenas entrar em contato com a escola onde os filhos estudam e informar que vão querer a refeição naquele dia, medida adotada para evitar desperdícios. Inicialmente, o programa atendeu Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) e Escolas em Tempo Integral, já que nessas unidades a refeição já fazia parte da rotina dos alunos. Com a ampliação, 20 novas instituições serão atendidas, atingindo 153 das 189 unidades da rede municipal de ensino.

As refeições são elaboradas por uma equipe composta por 25 nutricionistas, que se revezam nas unidades de ensino, acompanhando o recebimento, a preparação e a distribuição das refeições de forma a garantir a qualidade e o alto valor nutricional.

O trabalho respeita as orientações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para a diversificação do cardápio e dos nutrientes. A ideia é oferecer uma alimentação completa para ajudar no desenvolvimento das crianças e para fortalecer o sistema imunológico neste período de propagação do coronavírus.