Viagens dos trens na Grande JP são reduzidas por recomendação dos MPs

Viagens aos sábados estão suspensas e só trabalhadores de serviços essenciais poderão usar o transporte.

Foto: Everaldo Ricardo/CBTU João Pessoa

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em João Pessoa, informou que a partir de segunda-feira (18), as viagens diárias do sistema de trens urbanos da Região Metropolitana da capital serão reduzidas de 12 para nove. A decisão veio após uma recomendação dos Ministérios Públicos Federal (MPF), do Trabalho (MPT) e da Paraíba (MPPB), que solicitaram a suspensão das viagens de trens na Região Metropolitana de João Pessoa, com o objetivo de reduzir o risco de contaminação pelo novo coronavírus nos transportes.

Antes da pandemia, o número total de viagens era de 25 e o órgão já havia feito uma redução para 16 viagens. Além disso, de acordo com a CBTU, não serão mais realizadas as viagens aos sábados, havendo também uma restrição para a utilização do transporte apenas por pessoas que comprovem que são trabalhadores de serviços públicos e de atividades essenciais.

O órgão afirmou que para não afetar o funcionamento, a operação comercial dos trens continuará, mas com esta redução. Segundo a CBTU, medidas já foram tomadas como, por exemplo, o uso obrigatório de máscaras por todos os usuários e empregados.

De acordo com o superintendente Paulo Barreto, para evitar aglomerações no horário de pico, serão utilizadas composições acopladas nos trens, visando garantir um maior distanciamento entre os usuários.

“É importante destacar que o isolamento é a medida mais efetiva para evitar a propagação do coronavírus, portanto é fundamental que todos que possam permanecer em suas residências o façam e deixem que o transporte público seja utilizado exclusivamente para o deslocamento de pessoas que atuam em atividades essenciais”, acrescentou Barreto.