Testagem rápida para Covid-19 em massa começa a ser feita em Cabedelo

Estão sendo testadas apenas pessoas que estão apresentando os sintomas da doença por 10 dias ou mais.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabedelo
Testagem rápida para Covid-19 em massa começa a ser feita em Cabedelo
Testagem rápida para Covid-19 em massa começa a ser feita em Cabedelo. Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabedelo

Os moradores de Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa, começaram nesta segunda-feira (18) a passar por testes rápidos para detecção da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Ao todo, a Prefeitura Municipal recebeu 960 testes, que foram aplicados em pacientes monitorados pela Vigilância Epidemiológica da cidade.

De acordo com os últimos dados divulgados pelos órgãos de saúde de Cabedelo, o município tem 193 casos confirmados da doença e 713 estão em monitoramento. Estão sendo testadas apenas pessoas que estão apresentando os sintomas da doença por 10 dias ou mais.

A primeira etapa da testagem começou na quadra de esportes localizada no bairro Campina da Vila, atendendo 54 pessoas. Na quarta-feira (20) serão mais 43 testes, desta vez no esquema drive-thru, com moradores do bairro Intermares. A conclusão da etapa de testes será na quinta-feira (21), no ginásio de Camalaú, quando 42 pacientes serão submetidos aos exames.

A secretaria de Saúde de Cabedelo também realizará a testagem em profissionais da saúde e guardas municipais, que estão atuando na linha de frente do combate à doença.

“O teste rápido é um modelo de triagem, não um teste confirmatório. Ele pode indicar se a pessoa está infectada ou recuperada da infecção. Ao longo dessas semanas vamos realizar essa testagem nos principais pontos da cidade com todos os pacientes em monitoramento e que estão sintomas leves da doença. Também estão sendo acompanhados os profissionais da saúde e da Guarda Civil, que estão atuando diariamente no combate e na prevenção ao coronavírus”, explicou o secretário de Saúde, Murilo Suassuna.