Mais de 20 mortes por Covid-19 são confirmadas após rastreio de casos em hospitais de JP

Mortes pela doença causada pelo novo coronavírus já se espalharam por 32 bairros da capital.

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Mais de 20 mortes por Covid-19 são confirmadas após rastreio de casos em hospitais de JP
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica de João Pessoa, nesta segunda-feira (25), apontam que 32,4% dos casos investigados de mortes suspeitas pelo novo coronavírus (Covid-19), rastreadas em hospitais públicos e privados da capital, testaram positivo para o vírus. O estudo faz parte de um trabalho realizado nos últimos 60 dias, em 29 hospitais em que poderia haver suspeita de coronavírus.

Segundo os indicadores da Vigilância Epidemiológica do município, 74 casos passaram por apuração depois da análise detalhada de declarações de óbito encaminhadas por 29 hospitais públicos e privados em que poderia haver suspeita de coronavírus. Desse total, 33 mortes foram descartadas, 24 confirmados e 21 seguem em investigação.

O monitoramento epidemiológico integra o protocolo nacional e internacional de validação de óbitos da doença, cumprindo com o que prevê a Organização Mundial de Saúde (OMS). O levantamento é feito com base em uma ampla apuração, que inclui a revisão de prontuários médicos e exames realizados pelo paciente, entrevistas e testes com familiares, além de análise laboratorial comprobatória.

“O número de óbitos vai aumentar em função dessa revisão de casos, que inclui os falecimentos por Covid-19 sob investigação. É importante ressaltar que as mortes não aconteceram no mesmo momento. Elas refletem um apanhado mais abrangente, de um período de até 60 dias”, ponderou o secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio.

Balanço

Conforme o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), João Pessoa atingiu neste domingo (24) o total de 2.612 casos confirmados de coronavírus e 96 óbitos em decorrência do vírus. Dados do controle epidemiológico da capital, revelam um total de 2.729 casos confirmados de Covid-19 e 91 mortes. A assessoria da Secretária municipal de João Pessoa disse que os dados são distintos porque ha casos em que pessoas de outros municípios se internam na capital.

Apesar das distorções, Adalberto Fulgêncio destacou que um estudo dessa natureza envolve a participação de vários técnicos que vão diariamente aos 29 hospitais de João Pessoa e às casas de vítimas para esclarecer cada caso. “Testes rápidos também são realizados com parentes ou pessoas próximas, com o objetivo de conter eventuais focos de Covid-19. Essas informações são imprescindíveis para o controle do vírus e a adoção de medidas sanitárias localizadas”, disse.

O secretário informou que os casos prováveis poderão ser acompanhados pela população nos painéis oficiais de monitoramento da doença a partir da terça-feira (26). “A evidência de subnotificações em todo o mundo exigiu que aprofundássemos os métodos de estudo, tornando todos os indicadores mais próximos da realidade. Seguimos corrigindo distorções e ampliando as etapas de verificação, dando maior celeridade às investigações empreendidas pela vigilância epidemiológica”, afirmou.

Nos bairros

Mesmo desatualizados, o painel da secretaria Municipal de saúde da capital revela que as mortes por Covid já estão distribuídas em 32 bairros. O maior número de casos foram registrados na Zona Sul da Capital, com o Cristo Redentor liderando o ranking com 8 óbitos por Covid, seguido por Mangabeira e Valentina, cada um com cinco mortes confirmadas pelo novo coronavírus.

Na outra ponta, os bairros com o menor número de mortes pelo novo coronavírus estão em bairros localizados em diversas regiões da capital. São pelo menos 14 com apenas um óbito por Covid registrado pela Vigilância Epidemiológica de João Pessoa.

Confira o número de óbito por bairro de João Pessoa:

8 CRISTO REDENTOR
5 MANGABEIRA
5 VALENTINA
3 GRAMAME
3 MANAIRA
3 ROGER
3 MIRAMAR
3 TORRE
3 ALTIPLANO
2 JARDIM OCEANIA
2 BAIRRO DOS IPES
2 MANDACARU
2 BAIRRO DOS ESTADOS
2 JAGUARIBE
2 CRUZ DAS ARMAS
2 OITIZEIRO
2 JARDIM CIDADE UNIVERSITARIA
2 MUCUMAGRO
1 AEROCLUBE
1 TREZE DE MAIO
1 BRISAMAR
1 TAMBAU
1 PEDRO GONDIM
1 TAMBIA
1 ILHA DO BISPO
1 TRINCHEIRAS
1 CASTELO BRANCO
1 VARJAO
1 JARDIM SAO PAULO
1 JARDIM VENEZA
1 ERNANI SATIRO
1 ERNESTO GEISEL