Ranking coloca UFPB e UFCG entre as 10 melhores universidades do Nordeste

Levantamento elencou as 2 mil melhores instituições de ensino superior do mundo.

Reitoria da Universidade Federal de Campina Grande – Foto: UFCG/Divulgação
Ranking coloca UFPB e UFCG entre as 10 melhores universidades do Nordeste
Foto: Divulgação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) estão entre as 10 melhores Instituições de Ensino Superior (IES) do Nordeste, segundo o World University Rankings 2020-21, do Center for World University Rankings, divulgado na segunda-feira (8). Ainda conforme o ranking, pelo menos 57 das 2 mil melhores universidades do mundo estão no Brasil.

Segundo o World University Rankings, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) possui 69 pontos em uma escala que vai até 100 pontos, e ocupa a posição 1.241 da lista. Já a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) possui 66.8 pontos, e ocupa a posição 1.740 entre as melhores 2 mil instituições do mundo.

A nível Nordeste, a UFPB pode ser considerada a 5ª melhor instituição de ensino superior da região, de acordo com o ranking, e ocupa o 31º lugar considerando universidades de todo o Brasil. A UFCG ocupa a 8ª posição do Nordeste, e ficou na 49ª posição no ranking em nível nacional.

O levantamento do Center for World University Rankings considera questões como a qualidade do ensino, a quantidade de acadêmicos que ganharam prêmios e medalhas internacionais, a taxa de empregabilidade de ex-alunos e o total de trabalhos de pesquisa produzido nas instituições. A citação das pesquisas, bem como a quantidade de publicações em revistas de “primeira linha” também são consideradas.

As pesquisas da UFPB e da UFCG ocuparam as posições 1.177 e 1.661, respectivamente. A Universidade de Harvard, no Estado Unidos, ocupou o primeiro lugar do ranking pelo nono ano consecutivo. No Brasil, a Universidade de São Paulo (USP) ficou no topo da lista.