Jornal da Paraíba chega aos 49 anos de circulação com novos projetos e desafios

Novidades nos blogs, layout e aprofundamento da linha editorial visam aproximar o JP ainda mais dos leitores.

Imagem: Reprodução / Internet
Jornal da Paraíba chega aos 49 anos de circulação com novos projetos e desafios
Imagem: Reprodução / Jornal da Paraíba

Neste sábado (5), o JORNAL DA PARAÍBA está completando 49 anos de existência. Em 5 de setembro de 1971 a versão impressa do carinhosamente chamado de “JP” circulou pela primeira vez, e desde então, passou por reformulações e, acompanhando as evoluções digitais, migrou para a internet sem deixar de oferecer aos leitores o melhor do jornalismo profissional.

O Jornal da Paraíba estreou em Campina Grande, há exatamente 49 anos, e foi o primeiro veículo da Rede Paraíba de Comunicação, que hoje é composta pelas TVs Cabo Branco e Paraíba, Rádios CBN Paraíba e Cabo Branco FM, G1 Paraíba e ge Paraíba, e se consolida como o maior grupo de comunicação do estado.

A um ano de completar meio século em circulação, o Jornal da Paraíba está mirando novos projetos e segue acompanhando o ápice das mudanças políticas da Paraíba, com análises e ‘furos’ de reportagem que o tornaram referência neste cenário. Em 2020, além de estar lidando com os desafios da produção jornalística em meio a pandemia do novo coronavírus, o Jornal dá os passos iniciais para a cobertura das Eleições municipais.

Uma das novidades é o blog ‘Mercado em Movimento’. Recém lançado, o espaço tem assinatura da consultora de marketing Camila Esposte e do publicitário Láuriston Pinheiro, e traz análises para empresários, profissionais e estudantes do mundo corporativo e do mercado de comunicação em geral, sobre as principais mudanças e as novidades do setor. O blog também tem espaço garantido na grade de programação das rádios CBN João Pessoa e Campina Grande.

Na área política, marca registrada do Jornal da Paraíba, o blog do Suetoni Souto Maior apresenta o que de mais importante acontece nos cenários políticos nacional e paraibano, com informações em primeira mão sobre assuntos relevantes e necessários ao conhecimento dos cidadãos do estado. O jornalista também é editor-chefe de Web e Rádios da Rede Paraíba de Comunicação.

O blog Pleno Poder, do jornalista João Paulo Medeiros, retrata os acontecimentos da política estadual, com foco no cenário político campinense, e tem se destacado na cobertura de operações policiais com ênfase no combate a corrupção na Paraíba, à exemplo da Operação Famintos, deflagrada pela Polícia Federal em Campina Grande para combater um esquema de fraudes na merenda escolar da rede municipal de ensino da cidade.

Junto com Suetoni, João Paulo Medeiros, do blog Pleno Poder, repercute os mais importante fatos da política paraibana todos os dias, nas rádios CBN João Pessoa e Campina Grande. Os demais repórteres do Jornal da Paraíba também possuem espaço na grade de programação da CBN Paraíba, onde trazem os destaques do dia em boletins informativos.

Mudança visível

Jornal da Paraíba chega aos 49 anos de circulação com novos projetos e desafios
Imagem: Reprodução / Jornal da Paraíba

Recentemente o site do Jornal da Paraíba também passou por mudanças, não somente editoriais. É que o ‘layout’, ou seja, a capa do jornal no site, ganhou um novo design, ainda mais moderno, acompanhando as demais modificações ocorridas principalmente nos últimos meses.

Com a pandemia do novo coronavírus, a capa do site do Jornal da Paraíba, assim como seus colaboradores, também se reconfigurou ao chamado “novo normal”. A ‘Agenda Cultural’, que também se tornou referência para divulgação da classe artística paraibana, está temporariamente suspensa, em conformidade com a suspensão dos próprios eventos.

No entanto, o Jornal da Paraíba continua oferecendo cultura aos leitores por meio do blog do Sílvio Osias. A coluna Cultura Pop, assinada pelo jornalista Jhonathan Oliveira que é editor do Jornal, e transmitida todas as quintas-feiras na rádio CBN João Pessoa, também é uma opção para quem gosta e quer ficar por dentro do mundo da música, bem como a TV Jornal da Paraíba .

Eleições 2020

Um dos próximos desafios do Jornal da Paraíba é a cobertura das Eleições 2020. Este ano, também por conta da pandemia da Covid-19, as eleições municipais acontecerão em dois dias, 15 e 19 de novembro. A pouco mais de três meses das datas, os colaboradores do JP já projetam os passos rumo ao período eleitoral, com atenção aos nomes que disputarão as gestões municipais.

As informações sobre as pré-candidaturas e os rumos que os partidos políticos estão tomando para consolidar o cenário das Eleições 2020 na Paraíba, você já pode conferir buscando por “Eleições 2020” no Jornal da Paraíba. As notícias do portal também estão disponíveis no Facebook, no Instagram e Twitter.

https://www.instagram.com/p/CEwZA1plqi3/?igshid=1vhqdmzpbblg4

Sob supervisão de Angélica Nunes*