Governo da Paraíba anuncia retorno gradual de Casas da Cidadania em JP e CG

Locais funcionarão apenas para emissão da Carteira de Identidade, a partir de 22 de setembro.

Casa da Cidadania Foto: Reprodução/TV Paraíba
Governo da Paraíba anuncia retorno gradual de Casas da Cidadania em JP e CG
Governo da Paraíba anuncia retorno gradual de Casas da Cidadania em JP e CG. Foto: Reprodução/TV Paraíba

O Governo da Paraíba anunciou nesta quarta-feira (9) a reabertura gradual das Casas da Cidadania, a partir do próximo dia 22 de setembro. O funcionamento dos locais foi suspenso desde março deste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com o Governo, inicialmente apenas as Casas da Cidadania instaladas a capital João Pessoa e em Campina Grande, apenas para emissão do Registro Civil (RG – carteira de identidade). O atendimento será feito mediante agendamento, por meio do endereço eletrônico disponível aqui.

Em João Pessoa, voltam a funcionar apenas as Casas da Cidadania localizadas nos Shoppings Tambiá e Manaíra, em horário reduzido, das 8h às 13h. Já em Campina Grande, o funcionamento da Casa da Cidadania, localizada na Rua Dr. Severino Cruz, 283, no Centro, acontecerá das 9h às 14h.

A reabertura vai atender à grande demanda de solicitação do RG, que ao longo da pandemia vem sendo emitido por meio do Instituto de Polícia Científica (IPC). O secretário do Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, explicou que as casas voltarão para atender ao apelo da população.

“Nesse momento, estamos abrindo apenas o serviço de emissão do RG para garantir esse direito à documentação básica no exercício da cidadania. Então aos poucos vamos retomando as atividades de forma segura e eficiente, sem gerar aglomeração e respeitando o protocolo de segurança da pandemia”, destacou.

Atualmente, 25 postos de atendimentos ativos em Casas da Cidadania estão distribuídos em toda a Paraíba.