Definida lista tríplice para reitor da UFPB que será encaminhada ao MEC

Escolha do Conselho Pleno foi tomada seguindo determinação da Justiça.

Definida lista tríplice para reitor da UFPB que será encaminhada ao MEC
Foto: Montagem

O Conselho Pleno da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em reunião realizada nesta quinta-feira (10), elegeu a lista tríplice para escolha dos nomes aos cargos de reitor e de vice-reitor da UFPB a ser encaminhada ao Ministério da Educação (MEC). Ela segue a lista que deu base a eleição realizada no último dia 28 de agosto, assim como determinou o juiz da 7ª Vara Federal Rodrigo Rodrigues, nesta quarta-feira (9).

Com isto, o novo reitor da UFPB deve ser escolhido dentre as três chapas concorrentes: Terezinha Domiciano, da Chapa 2, a mais votada; a Chapa 1, encabeçada por Isac Medeiros; ou a Chapa 3, liderada por Valdiney Gouveia. Na votação do conselho, a chapa de Terezinha obteve 47 votos. Já a chapa de Isac conseguiu 45 votos e a de Valdiney não obteve nenhum voto.

A votação teve início às 10h30, quando os três conselhos superiores da instituição – Consuni, Consepe e Conselho Curador – definiram a lista tríplice que será encaminhada ao MEC. A reitora Margareth Diniz disse que a lista será remetida para Brasília nesta sexta-feira (11).

Antes da votação, o procurador da UFPB, Carlos Octaviano Mangueira, orientou os membros sobre a decisão da Justiça. “A liminar é expressa dizendo que a votação de hoje tem uma utilidade de mero reposicionamento das chapas concorrentes. A lista tríplice já está feita, com o resultado da consulta. A lista já está completa”, explicou.

De acordo com a resolução que regulamenta as eleições da UFPB, a presidente do Consuni teria a responsabilidade de convocar reunião conjunta do Consuni, Consepe e Conselho Curador para a organização da lista tríplice no prazo máximo de três dias úteis contados a partir da homologação do resultado da consulta prévia à comunidade universitária pelo Consuni, sendo que essa consulta não vincularia juridicamente os conselhos superiores à votação e elaboração da lista tríplice.

No último dia 2 de setembro, o procurador-geral da UFPB, Carlos Octaviano Mangueira, emitiu parecer que sugeria ao Consuni a anulação das eleições realizadas para a reitoria da instituição, já que teria havido uma suposta fraude nas eleições para a reitoria da instituição. O Consuni, no entanto, rejeitou a denúncia e homologou, nesta quarta-feira (9), o resultado da eleição.

A votação

Na Consulta Prévia, a candidata mais votada também havia sido Terezinha Domiciano, da Chapa 2, que obteve a soma ponderada e normalizada de 964,518. A Chapa 1, encabeçada por Isac Medeiros, obteve soma ponderada e normalizada de 920,013. Já a Chapa 3, liderada por Valdiney Gouveia, teve soma ponderada e normalizada de 106,496.

De acordo com o boletim de apuração, participaram da consulta online 2.341 docentes, 2.466 técnico-administrativos e 9.796 estudantes. O percentual de votação final de cada candidatura foi obtido pela média ponderada dos percentuais alcançados em cada segmento, sendo o peso de 15% para discentes, 15% para técnico-administrativos e 70% para docentes.