Juiz determina que lista tríplice para escolha de reitor da UFPB seja a mesma da eleição

Decisão foi tomada para impedir que seja incluídas a inscrição de novas candidaturas.

Foto: Divulgação
Juiz determina que lista tríplice para escolha de reitor da UFPB seja a mesma da eleição
Foto: Divulgação

Por decisão do juiz federal Rodrigo Rodrigues, o Conselho Pleno da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) terá que enviar a lista tríplice para escolha dos nomes aos cargos de reitor e de vice-reitor da UFPB ao Ministério da Educação (MEC) com a mesmas chapas que disputaram a consulta interna no último dia 28 de agosto. A tutela antecipada, conseguida na Justiça pela chapa Chapa 03, dos professores Valdinei Veloso e Liana Albuquerque, e comunicada à reitora Margareth Diniz.

O Conselho Pleno da UFPB iniciou a reunião para definição da lista tríplice na manhã desta quinta-feira (10) e acenou que deve cumprir a determinação judicial. Antes do início da votação, o procurador da UFPB, Carlos Octaviano Mangueira, alertou sobre a decisão.

“A liminar é expressa dizendo que a votação de hoje tem uma utilidade de mero reposicionamento das chapas concorrentes. A lista tríplice já está feita, com o resultado da consulta. A lista já está completa”, disse Mangueira.

A votação deverá realizada às 10h30, quando os três conselhos superiores da instituição – Consuni, Consepe e Conselho Curador – definirão a lista tríplice que será encaminhada ao MEC.

Imbróglio

De acordo com a resolução que regulamenta as eleições da UFPB, a presidente do Consuni teria a responsabilidade de convocar reunião conjunta do Consuni, Consepe e Conselho Curador para a organização da lista tríplice no prazo máximo de três dias úteis contados a partir da homologação do resultado da consulta prévia à comunidade universitária pelo Consuni, sendo que essa consulta não vincularia juridicamente os conselhos superiores à votação e elaboração da lista tríplice.

No último dia 2 de setembro, o procurador-geral da UFPB, Carlos Octaviano Mangueira, emitiu parecer que sugeria ao Consuni a anulação das eleições realizadas para a reitoria da instituição, já que teria havido uma suposta fraude nas eleições para a reitoria da instituição. O Consuni, no entanto, rejeitou a denúncia e homologou, nesta quarta-feira (9), o resultado da eleição.

A votação

A candidata mais votada na consulta eleitoral foi Terezinha Domiciano, da Chapa 2, que obteve a soma ponderada e normalizada de 964,518. A Chapa 1, encabeçada por Isac Medeiros, obteve soma ponderada e normalizada de 920,013. Já a Chapa 3, liderada por Valdiney Gouveia, teve soma ponderada e normalizada de 106,496.

De acordo com o boletim de apuração, participaram da consulta online 2.341 docentes, 2.466 técnico-administrativos e 9.796 estudantes. O percentual de votação final de cada candidatura foi obtido pela média ponderada dos percentuais alcançados em cada segmento, sendo o peso de 15% para discentes, 15% para técnico-administrativos e 70% para docentes.