Eleições para reitoria da UEPB acontecem na próxima semana de maneira virtual

JORNAL DA PARAÍBA vai publicar entrevistas com os candidatos à reitoria a partir desta quinta (15).

Central de aulas na UEPB em Campina Grande – Foto: Divulgação
Eleições para reitoria da UEPB acontecem na próxima semana de maneira virtual
Foto: Divulgação

As Eleições 2020 acontecem no próximo dia 15 de novembro, para escolha dos prefeitos e vereadores de municípios de todo o Brasil. Na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a escolha do novo reitor da instituição acontece no próximo dia 21 de outubro, por meio de uma consulta online.

A UEPB tem campi em oito municípios paraibanos: Campina Grande, Lagoa Seca, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Monteiro, Patos e Araruna. O reitor eleito será responsável por dialogar com o corpo técnico, docente e discente, para administrar a instituição, uma das maiores da Paraíba, pelos próximos quatro anos.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, as eleições na instituição acontecem virtualmente, com a participação de estudantes, servidores e professores. Após a UEPB divulgar o resultado da consulta pública, uma lista tríplice com os três primeiros colocados na eleição é encaminhada ao governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), que escolhe o reitor.

A partir desta quinta-feira (15), o JORNAL DA PARAÍBA traz entrevistas com os quatro candidatos que irão disputar o cargo.

Por ordem alfabética, o primeiro candidato entrevistado será o professor Carlos Enrique Ruiz Ferreira, da chapa “UEPB Autônoma, Plural e Humana”. Ele tem como vice a professora Maria Isabelle Silva Dias, e entre outras questões, tem seu plano de governo alicerçado em questões como autonomia, pluralidade e diversidade, e democracia participativa.

Já na sexta-feira (16) será a vez da professora Célia Regina Diniz, candidata indicada pelo atual reitor da UEPB, Rangel Júnior. Célia tem como companheira de chapa e candidata à vice-reitora a professora Ivonildes da Silva Fonseca, e faz parte da chapa “UEPB Forte”, que defende uma universidade mais socialmente referenciada, humanizada e forte.

Na segunda-feira (19), seguindo a ordem alfabética, a entrevista publicada será a do professor José Etham de Lucena, da chapa “UEPB+”. O professor tem como vice Valdecy Margarida da Silva, e se apresenta como chapa de oposição, com um projeto de gestão democrática, autônoma, inclusiva, crítica e consciente.

O professor Juracy Régis de Lucena, da chapa “UEPB Educação com Inovação e Inclusão”, irá encerrar a rodada de entrevistas, à um dia das eleições, na terça-feira (20). Ele tem como vice candidata a Jacqueline Echeverría Barrancos, e propõe uma gestão com diálogo ativo entre os centros acadêmicos.

Todas as entrevistas também serão exibidas no boletim informativo do JORNAL DA PARAÍBA ao longo da programação da CBN Campina, para Campina Grande e região, também a partir da quinta-feira (15).