UEPB emite nota repudiando declarações racistas de professora da instituição

Declarações foram destinadas às professoras que venceram consulta pública para reitoria da instituição.

Central de aulas na UEPB em Campina Grande – Foto: Divulgação
UEPB emite nota repudiando declarações racistas de professora da instituição
Foto: Divulgação

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) emitiu uma nota repudiando as declarações de uma professora da instituição, contra as professoras Célia Regina Diniz e Ivonildes Fonseca, que ficaram em primeiro lugar na consulta pública da para reitoria da UEPB. Em um áudio que está circulando em redes sociais, a professora Francinete Fernandes, do Curso de Pedagogia do Centro de Humanidades (CH), do campus III da instituição, em Guarabira, ‘ataca’ as duas docentes com falas racistas e misóginas.

Para a UEPB, ela “deixou de lado princípios éticos e morais, assumindo atitudes racistas e preconceituosas, proferindo palavras que atacaram a honra das professoras” eleitas,. Ainda de acordo com a UEPB, Francinete Fernandes se referiu de maneira caluniosa à Célia Regina e Ivonildes Fonseca por estar “inconformada” com a decisão da maioria dos técnicos, professores e estudantes no pleito na consulta pública realizada no último dia 21.

“É lamentável que uma professora, de quem mais se espera o zelo por valores como o respeito à democracia e às pessoas, utilize de injúrias para atacar outras colegas docentes pelo simples fato de não aceitar a decisão da maioria da comunidade universitária (..) Por fatos como o ocorrido, percebe-se ainda mais como o racismo é estruturante de todas as desigualdades brasileiras e precisa ser combatido incansavelmente.”, diz a nota.

A professora também se referiu à Reitoria da UEPB, sugerindo haver prática de desvio de dinheiro e partidarização da universidade, bem como prática de crimes em virtude de posturas políticas. A universidade ressaltou, ainda, que as medidas legais cabíveis serão adotadas para tratar a questão no âmbito institucional. A UEPB também ressaltou que o fato serviu para que se debata ainda mais o racismo em todos os segmentos da sociedade brasileira.

“A UEPB valoriza a diversidade, não compactua com o obscurantismo que tenta se impor neste País e entende que a sociedade como um todo precisa repudiar tais práticas antes mencionadas, estimular e fortalecer relações fraternas, solidárias, empáticas e respeitosas em todos os âmbitos da vida social”, concluiu.

A professora Francinete não foi localizada para falar sobre o áudio e também se posicionar a respeito da nota da UEPB;