Dia de Finados: seis cemitérios de João Pessoa vão abrir para visitações

Prefeitura estabeleceu protocolos sanitários para evitar contágio pela Covid-19

Foto: divulgação;secom-jp
Foto: divulgação;secom-jp

Os seis cemitérios públicos de João Pessoa estarão abertos, das 7h às 17h, na próxima segunda-feira (02), Dia de Finados, até a sexta-feira (06). A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), anunciou medias de prevenção à Covid-19 nestes espaços, que vão viabilizar as homenagens que costumam ser prestadas neste dia.

Só será permitida a entrada de pessoas fazendo uso de máscara e a recomendação é que aquelas pessoas consideradas dos grupos de risco fiquem em casa. A secretaria também orienta que a permanência nos cemitérios não seja longa.

Fica proibido o consumo de alimentos e bebidas dentro desses locais e a necessidade do distanciamento mínimo de 1,5 metros, bem como o uso de álcool em gel e/ou uma garrafa de água e sabão para higienização das mãos nas dependências desses locais.

Pela primeira vez não serão permitidas celebrações religiosas nos cemitérios. “Contamos com a compreensão da população para este ano atípico. Continuamos seguindo os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS) nos espaços públicos. Diante disso, as paróquias deverão organizar suas celebrações na data dentro das igrejas, respeitando os protocolos já adotados”, reitera Pedro Cavalcanti, coordenador da Divisão de Cemitérios da Sedurb.

Fiscalização do comércio – A Sedurb estará fiscalizando durante toda a semana o ordenamento de comerciantes informais no entorno dos cemitérios. Não será permitido comercializar sem máscara e será necessário respeitar o distanciamento mínimo de 1,5 metros. Profissionais da Secretaria estarão presentes disciplinando a entrada nesses locais.

 

Limpeza

 

Desde a semana passada, agentes da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) intensificaram a manutenção da limpeza das áreas internas e externas dos cemitérios públicos de João Pessoa. São ações básicas de limpeza – roço, capinação, varrição, coleta e pintura de meio fio, nas áreas internas, calçadas e nas vias que dão acesso aos cemitérios.

De acordo com a programação da Autarquia, a limpeza acontece nos cemitérios do Cristo Redentor (Cristo); São José (Cruz das Armas); Senhor da Boa Sentença (Varadouro), Nossa Senhora da Penha (Praia da Penha), São Sebastião (Muçumagro) e Santa Catarina (Bairro dos Estados).