População LGBTQ+ e detentas vão ter bolsas de estudo do governo da PB

Cursos serão ofertados por meio de uma parceria com uma instituição privada.

População LGBTQ+ e detentas vão ter bolsas de estudo do governo da PB

O Governo da Paraíba anunciou nesta quarta-feira (16) a abertura de 500 bolsas de estudos de educação à distância, para usuários dos espaços LGBT’Qs de João Pessoa e Campina Grande, e detentas dos presídios femininos da Paraíba. A oferta de vagas é resultado de uma parceria com o Centro de Ensino Educa Nexus.

As bolsas oferecidas estão distribuídas da seguinte maneira: 300 bolsas para população LGBT e 200 para mulheres encarceradas. O termo da parceria firmada, no entanto, ainda será publicado no Diário Oficial.

Segundo a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, a parceria busca reduzir o índice de evasão escolar da população LGBT, que ultrapassa mais de 500 usuários nos Espaços LGBTQs, serviços de referência para atendimento especializado de usuários oferecido pelo governo e coordenados pela Semdh. “O preconceito e discriminação enfrentados pela população LGBT têm uma relação direta com a evasão escolar e precisamos oferecer alternativas de educação para a população no Estado”, disse Lídia Moura.

As inscrições para os espaços LGBTQs de João Pessoa e de Campina Grande serão abertas a partir de 4 de janeiro. Já as bolsas ofertadas às reeducandas dos presídios femininos serão destinadas pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), que fará o cadastro e horário das aulas.