Paraíba tem mais de 160 mil candidatos ao Enem 2020 neste domingo

Neste primeiro dia do Exame, provas serão de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e a Redação.

Foto: Reprodução/Agência Brasil
Paraíba tem mais de 160 mil candidatos ao Enem 2020 neste domingo
Foto: Reprodução/Agência Brasil

Em um cenário de pandemia provocado pela Covid-19, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 será realizado em diversas cidades brasileiras. Na Paraíba, por exemplo, 161.506 candidatos estão inscritos para o Exame, que neste domingo (17) terá provas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e a Redação.

Os portões dos locais de prova serão abertos às 11h30 e fechados às 13h, com o exame começando às 13h30 (horário de Brasília). O intervalo entre a entrada dos participantes e o início das provas é para medidas de higienização e procedimentos de segurança.

Diferentemente dos outros anos e em decorrência da pandemia de Covid-19, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) adotou um conjunto de medidas preventivas para garantir uma aplicação segura para os 5,7 milhões de inscritos. Por isso, será obrigatório o uso de máscaras de proteção facial durante toda a aplicação.

O participante que não utilizar a máscara cobrindo totalmente o nariz e a boca, desde sua entrada até sua saída do local de provas, ou recusar-se, sem justificativa, a respeitar os protocolos de proteção contra a Covid-19, a qualquer momento, será eliminado do exame. A exceção são casos previstos na Lei n.º 14.019, de 2020. Só será permitida a retirada da máscara para alimentação ou ingestão de líquidos. O participante poderá levar mais de uma máscara para troca ao longo do dia.

A higienização das mãos com álcool em gel, próprio ou fornecido pelo Inep, será obrigatória antes da entrada em sala de provas. Recipientes de álcool ficarão disponíveis durante toda a aplicação. A ida ao banheiro será permitida desde que seja respeitada a distância prevista nos protocolos. A revista eletrônica nos locais de provas, com detector de metais, também respeitará os protocolos de prevenção.

No dia da prova, a única caneta aceita para preencher o cartão-resposta é a esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Nenhum outro tipo será permitido permanecer sobre a mesa dos inscritos. Qualquer outro tipo de caneta, ou ainda lápis e lapiseira, deverá ser guardado dentro da embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador, devidamente lacrada e acomodada embaixo da cadeira dos participantes.

Confira algumas orientações para o Enem 2020:

– Uso de máscaras de proteção facial durante toda a aplicação será obrigatório.
– É obrigatória a apresentação de via original de documento oficial de identificação com foto para a realização das provas. Confira a lista completa no edital.
– A única caneta aceita é a esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente.
– Guardar, antes de entrar na sala de provas, em envelope porta-objetos, a Declaração de Comparecimento impressa, o telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados, além de outros pertences não permitidos.
– Manter os aparelhos eletrônicos como celular, tablet, pulseiras e relógios inteligentes com todos os aplicativos, funções e sistemas desativados e desligados, incluindo alarmes, no envelope porta-objetos lacrado e identificado, desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.
– Manter, debaixo da carteira, o envelope porta-objetos, lacrado e identificado, desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.
– Iniciar as provas somente após a autorização do aplicador, ler e conferir todas as instruções contidas na capa do caderno de questões, no cartão-resposta, na folha de redação, na folha de rascunho e nos demais documentos do exame.